Plano de Entregas - Execução e Avaliação
Este manual pressupõe que o usuário tenha conhecimento prévio acerca dos conceitos e definições do novo Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Recomenda-se, portanto, a leitura da seção Definições e Visão Geral do Ciclo PGD. antes da continuidade.
Após a homologação do plano de entregas (para mais informações, consulte Plano de Entregas - Elaboração, e, quando dentro do período pré-definido de execução do plano de entrega, inicia-se a etapa de "execução do plano de entregas".
A execução do plano de entregas se dá pela execução dos planos de trabalhos a ele vinculados (para mais detalhes sobre planos de trabalhar, acessar Planos de Trabalho - Elaboração.
O SUAP vai identificar quando não houver um Plano de Entregas subsequente ao atual, podendo, nessas situações, mostrar uma mensagem ao usuário alertando a necessidade de criação de um novo plano, como a seguir:
1 - Registrar Progresso de Trabalho
Dentro da aba "Entregas", através do botão é possível, no decorrer da execução do plano de entregas, apontar a a evolução do item de entrega. Deve-se levar em consideração a situação anterior ao período atual para o preenchimento. Por exemplo: se atualmente a meta está em 75%, os valores aceitos para evolução da meta devem partir deste valor. Não deve-se levar em consideiração apenas no período atual. A imagem abaixo ilustra a situação:
Note que a depender de que como a entrega é mensurada (percentual ou quantidade) o formulário se adequará para aceitar os diferentes dados.
Assim que validados os dados submetidos a visualização da execução mudará, apontando o novo progresso da entrega, levando em consideração o progresso em relação a quantidade ou percentual entregue à situação anterior ao período, como ilustrado a abaixo:
A partir do botão pode-se visualizar a listagem de inserções de "execuções" para a entrega em questão, tendo assim o resgate cronológico de toda a evolução no período. Na listagem, através do botão
, é possível remover, um a um, os itens da listagem, até, se for o caso, remover todos os itens e voltar a entrega para a situação "Sem registro de execução".
2 - Visualizar Histórico do Plano de Entregas
Todas os trâmites do plano de entregas é registrando, criando assim uma linha cronológica das ações efetuadas no plano de entregas. A cada ação é guardado na base de dados a data, o usuário que executou a ação e o evento executado. O resumo dessas ações é mostrado na aba "Histórico", como ilustrado na imagem abaixo:
3 - Conclusão do Plano de Entregas
A conclusão do Plano de Entregas só poderá ser realizada após o período de execução do plano, sendo possível ser executada no dia seguinte a este período, quando o botão ficará habilitado. Note que a conclusão do plano só poderá ser executada quando o status do Plano de Entregas é ativo.
Ao clicar no botão "Concluir execução" será mostrada a mensagem de confirmação "Tem certeza que deseja concluir este plano de entregas?". Somente após a confirmação por parte do usuário é que o plano é submetido para conclusão e enviado para avaliação do superior hierárquico.
Note que, enquanto a avaliação não é concluída, há a opção "desfazer conclusão", através do botão , caso seja necessário algum ajuste anterior à avaliação.
Ao concluir um Plano de Entregas o superior hierárquico é notificado pelo SUAP, informando que o Plano de Entregas em questão foi concluído e que deve prosseguir com a avaliação. É também notificado a data máxima, de 30 dias após a conclusão do plano, para que a avaliação seja realizada.
4. Avaliação do Plano de Entregas
Como orientação para a avaliação, segundo o Guia Prático do PGD, alguns questionamentos devem ser levados em consideração:
- as metas estabelecidas foram alcançadas?
- os prazos previstos foram cumpridos?
- há justificativa para eventual atraso ou descumprimento?
- as entregas foram realizadas com a qualidade esperada?
A partir destes parâmetros para análise da avaliação, há cinco conceitos, que visão deixar a avaliação mais fácil e objetiva, levando em consideração as metas e prazos atendidos em relação com a qualidade de entrega:
- Excepcional: plano de entregas executado com desempenho muito acima do esperado;
- Alto desempenho: plano de entregas executado com desempenho acima do esperado;
- Adequado: plano de entregas executado dentro do esperado;
- Inadequado: plano de entregas executado abaixo do esperado;
- Plano de Entregas Não Executado.
No SUAP, após a conclusão do plano o superior hierárquico pode iniciar o processo de avaliação clicando em , no menu de ações principal da página. Após acionado, será retornado ao usuário um formulário para inserir a avaliação, como mostrado no exemplo destacado a seguir:
Observe que, exceto para a avaliação "Adequado", é obrigatório que seja inserida junto a avaliação uma justificativa textual para a escolha do tipo da avaliação.
Deve ser destacado também que a avaliação deve ocorrer num prazo de 30 dias após a conclusão do plano.
Após ter o plano avaliado, o chefe da UE receberá uma notificação, via sistema, para verificar a avaliação. Os detalhes da avaliação podem ser obtidos através da aba "Avaliação", na tela principal do plano de tarefas, como ilustrado a seguir. Observer que, como o chefe hierárquico pode avaliar o plano mais de uma vez, é criada uma "linha do tempo de avaliações", destacando a avaliação atual e as avaliações anteriores.
Nota: Em um Plano de Entregas, diferente de um plano de trabalho, não há possibilidade de "recorrer" à avaliação realizada.
Encontrou algum problema? Se encontrou algum problema no fluxo de execução do sistema ou alguma informação equivocada neste manual, por favor, entre em contato através de suporte@ifsp.edu.br para reportar a situação.
A solicitação de qualquer melhoria no sistema depende da abertura de um chamado, por parte da própria DGP (ccp@ifsp.edu.br), junto à equipe de TI.
Elaborado por Anderson Luiz de Souza (DSI/DTI). Atualizado por Leonardo Rocco.Revisado por Antônio Junior de Mattos (CDSA/DTI). |
No comments to display
No comments to display