Skip to main content

[Servidor.4] Solicitar banco

Quem faz? Servidor

Quando utilizar esta opção? Esta solicitação deve ser utilizada para datas com ocorrência de saldo na carga horária do dia (Previsão no Art. 6º da INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 8/2022 - RET/IFSP).

image.png

Esta regra deve ser aplicada a datas que apresentem saldo de carga horária (crédito ou débito) na jornada diária do colaborador, conforme previsto no Art. 6º da Instrução Normativa N.º 8/2022 - RET/IFSP.

A contabilização e o acúmulo de horas no Banco de Horas estão sujeitos aos seguintes limites máximos cumulativos:

  1. Limite Diário: 2 (duas) horas.
  2. Limite Mensal: 40 (quarenta) horas.
  3. Limite Anual: 100 (cem) horas no período contínuo de 12 meses.

DISPOSIÇÃO EXCEPCIONAL (DIAS SEM JORNADA PREVISTA):

Em dias nos quais a escala regular não preveja o cumprimento de jornada de trabalho, o sistema de controle de ponto irá considerar as horas efetivamente trabalhadas, respeitando o limite máximo de 10 (dez) horas (descontando o intervalo, quando houver).

Servidores Técnico Administrativo com redução de carga horária em razão de autocapacitação profissional, jornada flexibilizada (Vide § 1º, Art. 6º da INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 8/2022 - RET/IFSP) ou com adesão ao PGD (Previsto no Art. 22 PORTARIA NORMATIVA N.º 46/2022 - RET/IFSP, DE 25 DE ABRIL DE 2022) não poderão armazenar banco de horas.                                       

BANCO DE HORAS PARA DOCENTE

De acordo com o Art. 6º da Instrução Normativa nº 8/2022 – RET/IFSP, o armazenamento de Banco de Horas é permitido somente para servidores Técnico-Administrativos. Assim, servidores docentes não podem gerar ou transferir horas para o Banco de Horas.

A norma não prevê essa possibilidade para docentes porque a jornada docente é composta por atividades presenciais e remotas, não registradas integralmente no sistema de ponto.
Por exemplo:

  • Um docente com 40 horas semanais, sendo 20 horas presenciais registradas, pode realizar 24 horas em uma semana.

  • Todavia, não é possível afirmar excedente, pois não há controle sistêmico das horas trabalhadas remotamente.

Essa falta de rastreabilidade impede o cálculo confiável de créditos e débitos para Banco de Horas.

1 - Solicitar Banco de Horas

  1. Acesse o SUAP com sua conta IFSP.
  2. Navegue até: Gestão de Pessoas > Administração de Pessoal > Frequência > Servidores > Registrar Frequências
  3. Selecione o mês de referência.
  4. Localize o dia com saldo.
  5. Clique no botão “Solicitar Banco”

image.png


Solicitação de banco de horas realizada com sucesso!

Após realizar a solicitação, o registro ficará pendente de análise da chefia. Nesse momento, será exibida a mensagem: “Banco solicitado, aguardando deferimento da chefia.”

Após o deferimento da chefia, clique no botão “Banco de Horas” para concluir a operação e transferir os créditos para o banco de horas.

Saldo movido para o banco de horas com sucesso!

Quando o saldo é transferido para o Banco de Horas, a frequência passa a exibir o campo Saldo disponível zerado, conforme ilustrado no exemplo a seguir.

Pronto! O saldo já estará disponível para utilização, em até 12 meses (Vide II, Art. 6ª da INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 8/2022 - RET/IFSP).

    2 - Não poderão armazenar Banco de Horas para compensação

    A solicitação de compensação de horas deve ser realizada conforme orientações do manual [Servidor.5 – Solicitar Compensação].

    Lembrando: o sistema utiliza primeiro o saldo disponível no banco de horas, sempre do mais antigo para o mais recente. Somente após esgotar esse saldo é que serão considerados os saldos dos dias que não foram movidos para o banco, para fins de compensação dos débitos.

    Encontrou algum problema? Se encontrou algum problema no fluxo de execução do sistema ou alguma informação equivocada neste manual, por favor, entre em contato através de suporte@ifsp.edu.br para reportar a situação.

    A solicitação de qualquer melhoria no sistema depende da abertura de um chamado, por parte da própria DGP (ccp@ifsp.edu.br), junto à equipe de TI.

    Elaborado por Karhyne Sousa Padilha de Assis (CDSA/DTI).

    Revisado por Antônio Junior de Mattos (CDSA/DTI).