Validar Diploma (autenticação e consulta)

Leia as  Orientações Iniciais

Exclusivo do perfil de Gestor Autenticador.

Esse procedimento está disponível APENAS para os cursos técnicos de nível médio.

Verifique se o CPF contido no cadastro é realmente o do estudante e também os . Lembrando que não é permitido incluir o CPF de outros (mesmo se for o responsável) no cadastro do mesmo.

Para gerar o código autenticador, vá: “Ciclo de Matrícula” > “Validar Diploma ou Certificado” > “Validar Diploma/Certificado Ciclo de Matrícula” e filtre as informações que facilitem sua busca pelo(s) aluno(s) em que o(s) diploma(s) precisará(ão) ser validado(s).

image-1656357765136.png

Em seguida, marcar os alunos que terão seus diplomas expedidos (coluna à esquerda “Selecionar”) e finalizar o passo clicando em “Validar”.

image-1656416051760.png

Aparecerá uma mensagem de confirmação. Se estiver tudo selecionado corretamente, clique em “OK” para gerar os códigos autenticadores.

Só aparecerá na tela da autenticação quem estiver com status “concluído”, o qual deverá ser atribuído com o perfil de “Assessor ou Gestor da Unidade de Ensino”.

Tendo gerado os códigos autenticadores, o próximo passo é resgatá-los, a fim de incluí-los nos diplomas. No menu esquerdo, clicar em "Consultar Diploma/Certificado Ciclo de Matrícula". Caso utilize o filtro para mostrar vários alunos, estarão listados em ordem alfabética. O código é o número que consta na última coluna, conforme mostrado abaixo:

image-1656419199346.png

Todos os alunos que estiverem com o código devidamente gerado poderão ter a autenticidade do seu diploma consultada na página de “Consulta Pública de Autenticidade de Diplomas e Certificados” no site do Sistec.

A consulta poderá ser mediante o próprio código autenticador ou mediante o CPF do aluno:

image-1656358571144.png