Trancamento Compulsório (Excepcionalidade COVID-19)

Orientações contidas na Resolução n.º85 de 15 de dezembro de 2020

O SUAP não permite que o estudante realize 2 (dois) ou mais trancamentos consecutivos, sem que se rematricule, após o primeiro trancamento e, realize, em seguida, a solicitação para trancar o período. Entretanto, a Resolução 85 de 15 de dezembro de 2020, considerando a situação excepcional da Pandemia de COVID 19, abriu uma exceção para o Trancamento Compulsório de períodos consecutivos sem a necessidade de solicitação de rematrícula pelo estudante.

O setor Sociopedagógico deve estar sempre ciente e acompanhando o estudante, com a finalidade de evitar a evasão.

Para que o sistema possibilite esta ação é necessário que se encaminhe um e-mail para a Diretoria de Dados e Gestão Acadêmica (DDGA), com o prontuário e nome do estudante, para que seja liberada a situação do estudante para o status de “matriculado”.

O procedimento de Trancamento Compulsório no Sistema Acadêmico poderá ser realizado, conforme os passos abaixo. Para tal são necessárias duas etapas, a primeira realizada pela Diretoria de Dados e Gestão Acadêmica (DDGA) da PRE, por meio de solicitação do Câmpus e, a segunda por procedimento realizado pelo Servidor da CRA do Câmpus.

Servidor da DDGA

Faça o “login” no SUAP

Em seguida:

1) Clique em Ensino

2) Clique em Alunos e Professores

3) Clique em Alunos

Manual - Trancamento Compulsório - Resolução 85 (COVID-19) (DDGA e CRA).jpg

4) Insira o Prontuário ou o Nome do Estudante

5) Clique em “Filtrar”

Manual - Trancamento Compulsório - Resolução 85 (COVID-19) (DDGA e CRA) (1).jpg

6) O Nome e os dados do estudante deverá aparecer na tela, clique no “Ícone Lupa”

Manual - Trancamento Compulsório - Resolução 85 (COVID-19) (DDGA e CRA) (2).jpg

7) Clique em “Editar”

8) Clique em “Situação”

Manual - Trancamento Compulsório - Resolução 85 (COVID-19) (DDGA e CRA) (3).jpg

Manual - Trancamento Compulsório - Resolução 85 (COVID-19) (DDGA e CRA) (4).jpg

9) Clique em “Situação” e altere-a para “Matriculado”, conforme imagem abaixo:

Manual - Trancamento Compulsório - Resolução 85 (COVID-19) (DDGA e CRA) (5).jpg

10) Clique em “Salvar”

Manual - Trancamento Compulsório - Resolução 85 (COVID-19) (DDGA e CRA) (6).jpg

11) O estudante deve aparecer como “Matriculado” em “Situação”

Manual - Trancamento Compulsório - Resolução 85 (COVID-19) (DDGA e CRA) (7).jpg

O procedimento de Trancamento Compulsório em caráter excepcional, devido à Pandemia de COVID 19, deverá ser realizado, pelo servidor do Câmpus, conforme apresentado a seguir:

Servidor do Câmpus

Faça o  “login” no SUAP

Em seguida:

1) Clique em Ensino

2) Clique em Alunos e Professores

3) Clique em Alunos

Manual - Trancamento Compulsório - Resolução 85 (COVID-19) (DDGA e CRA) (8).jpg

4) Insira o Prontuário ou o Nome do Estudante

5) Clique em “Filtrar”

Manual - Trancamento Compulsório - Resolução 85 (COVID-19) (DDGA e CRA) (9).jpg

Manual - Trancamento Compulsório - Resolução 85 (COVID-19) (DDGA e CRA) (10).jpg

7) Clique em “Dados Acadêmicos”

8) Clique no “ícone lápis de edição” (ao posicionar o mouse aparecerá a mensagem “Editar”) para editar o período correspondente que deseja trancar

Manual - Trancamento Compulsório - Resolução 85 (COVID-19) (DDGA e CRA) (11).jpg

9) Clique em “Situação do Período”

10) Selecione “Trancado”para alterar a Situação do Estudante

11) Clique em “Salvar”

Manual - Trancamento Compulsório - Resolução 85 (COVID-19) (DDGA e CRA) (12).jpg

O Trancamento Compulsório em caráter excepcional, devido à Pandemia de COVID-19 foi realizado com sucesso!