Skip to main content

Cadastrar/Criar Ciclos de Matrícula

Leia as Orientações Iniciais 

Estar com as informações do Edital e publicações realizadas durante o processo seletivo na qual aquele ciclo se refere.

Estar com o PPC do curso. 

Acessar a página do Sisu para retirar informações de inscritos (no caso de cursos superiores de graduação).

 

O conceito de ciclo e matrícula está associado à oferta de vagas para determinado curso e possui as seguintes características: 1- Mesma carga horária. 2- Mesma previsão de data de início e de fim (informação utilizada para o cálculo da duração do curso). 3-Possibilita o ingresso de um conjunto de estudantes visando a obtenção de uma mesma certificação ou diploma.

 

Para criar um ciclo, basta selecionar a aba "Ciclo de Matrícula" > "Criar".

Preencha as informações solicitadas.

image-1655898715865.png

As informações NÃO poderão ser editadas normalmente após incluídas, portanto, tenha muito cuidado e atenção ao cadastrar o ciclo.

Data de início e previsão de término do ciclo é referente a duração mínima do curso prevista no PPC.

Todos os estudantes que ingressarem para preenchimento das vagas ofertadas deverão ser cadastrados no mesmo ciclo.

Formação Inicial: FIC com elevação de escolaridade. Formação Continuada: qualificação profissional apenas.

 O campo tipo de oferta somente é disponibilizado para os cursos técnicos e FIC.

Para oferta mista (concomitante/subsequente), escolher a opção “Concomitante”.

Para os cursos de qualificação profissional apenas, NÃO selecionar qualquer das opções disponíveis.

Para cursos Técnicos na modalidade EJA, deverá ser selecionado Projeto/Programa Associado.

Carga horária total do curso é conforme PPC aprovado pelo órgão deliberativo da instituição e a mínima será preenchida automaticamente conforme legislação. Caso o curso tenha previsão de estágio, inserir a carga horária prevista no PPC.

Para os cursos superiores de graduação, considerar os inscritos no Sisu (não somar os inscritos na lista de espera, pois já foram considerados na lista geral).

Para cursos técnicos, considerar os inscritos no processo seletivo. Caso haja processo seletivo para vagas remanescente, somar os inscritos.

Finalizando o preenchimento, clique em “Salvar”, conforme indicado na imagem acima.

 

Lembretes: A troca de ciclo de matrícula só deve ocorrer se o estudante realizar novo ingresso, caso contrário, independente de reprovação ou trancamento, ele continuará no mesmo ciclo, já que o mesmo é referente ao processo seletivo a qual o mesmo participou e não a grade e deve permanecer com o status “Em Curso”.

Prazo final para esse tipo de cadastro: dia 25 do mês seguinte à data de início das aulas. Ex.: Se a aula começou em fev/22, o ciclo deve ser cadastrado até 25/mar/22.

 

Para visualizar um ciclo, selecione a aba “Ciclo de Matrícula” > “Listar Existentes”. Preencha as informações do ciclo e, então, vá onde está o ícone com o desenho da lupa ("Pesquisar").

Caso queira visualizar todos os ciclos, basta clicar em "Pesquisar" sem preencher as informações do passo 4.

image-1655900458937.png

No menu acima, pode também ser feito as seguintes ações: 

Selecionar: Excluir aqueles ciclos que foram selecionados (clique na opção "Excluir Selecionados" para aparecer a caixa de seleção)

image-1655901893632.png

Alunos: clique no ícone que está na mesma coluna de "Alunos" como demonstrado na  imagem abaixo para visualizar lista de estudantes matriculados naquele ciclo:

image-1655903308749.png

Editar: atualizar nome do ciclo, vagas ofertadas e número de inscritos clicando no ícone demonstrado na imagem abaixo que consta na mesma coluna de "Editar":

image-1655902793534.png

 

Somente é possível editar os dados citados acima após solicitação de abertura extemporânea. No caso de alterações quanto à data de término e carga horária, essas devem ser solicitada através de documento assinado. Verifique o FAQ para mais detalhes de como proceder com os pedidos.