Alteração de status do estudante

Leia as Orientações Iniciais

Leia "Consultar estudante".

Atenção: Cuidado ao realizar alterações de status, pois algumas situações não são possíveis de reversão.

Para casos que seja preciso retificar um desligamento feito equivocadamente, confira o último passo desta página.

Para estudantes cadastrados que tenham ultrapassado o prazo mínimo previsto para o término do curso, considerar:

-Quando estiver com matrícula ativa na instituição e não tiver ultrapassado o prazo máximo previsto para a conclusão do curso, não alterar o status, manter “Em curso”.

-Quando estiver com o status “Em curso” e tiver ultrapassado o prazo máximo previsto para a conclusão do curso, alterar o status para: Evadido, Desligado (esses dois primeiros para cursos técnicos) ou Reprovado (apenas para cursos FIC e superiores).

Para realizar alteração no status do aluno vá em: Aba “Ciclo de Matrícula” > “Aluno” > “Pesquisar Aluno”. Clique no ícone com um bloco de notas e um lápis (Ação).

image-1656332324682.png

Clique em “Alterar” para ir à página de alteração de status.

Obs.: Apesar de possuir a opção "Cadastrar Nome Social", o sistema não permitirá realizá-lo. Para mais detalhes, confira o FAQ.

image-1656333021242.png

Clique no campo onde consta “SELECIONE” e escolha o status a ser alterado. Em seguida, aparecerá (logo abaixo) o campo para selecionar o mês de ocorrência e uma caixinha do lado esquerdo do nome do aluno, na qual deve ser selecionada (5). Com tudo feito, clique em “Aplicar ação”.

image-1656334096339.png

Para alterar o status de vários alunos de um ciclo, vá em: Aba “Ciclo de Matrícula” > “Ciclo de Matrícula” > “Listar Existentes” e, então, clique no ícone do bloco de notas constante na coluna "Alunos" na linha referente ao curso dos alunos em que precisa ser realizada a alteração ou Aba “Ciclo de Matrícula” > “Aluno” > “Alterar Situação”. Filtre as informações que facilitem a busca do ciclo

image-1656337435191.png

A lista de alunos do ciclo escolhido aparecerá logo abaixo. Siga os passos da 3ª imagem desta página para realizar as alterações de status, porém, ao invés de selecionar uma só caixinha, selecione todas as caixinhas constantes nas linhas referentes aos alunos que precisam ter o status alterado para a mesma situação.

Caso opte por selecionar todos da página, lembre-se que essa opção apenas selecionará os da página atual, caso a lista de alunos conste mais de uma página, a mesma não será incluída.

Ao selecionar, certifique que todos os alunos selecionados tiveram o mesmo tipo de alteração de status. Se algum aluno não se inclui no tipo, certifique-se que o mesmo não foi selecionado.

Para alunos que tiveram o status “desligado” atribuído de forma equivocada, é possível reajustar indo em: Aba “Ciclo de Matrícula” > “Aluno” > “Ajustar Matrículas Desligadas”.

Caso todos os aluno da lista precisem ter o ajuste, você pode simplesmente utilizar a opção "Selecionar todos". Caso contrário, selecione apenas as caixinhas referentes aos alunos que precisem ter sua situação ajustada.

image-1656340610965.png

Feito os passos da imagem acima, verifique se realmente selecionou o aluno certo e, então, clique em "Aplicar Ação".

Pronto, procedimento realizado!