1- Atendimento de Solicitações de Relançamento de Etapa; Prorrogação de Posse de Etapa; ou Relançamento de Diário

Pré-Requisitos: O docente deverá realizar a Solicitação de Relançamento de Etapa; Prorrogação de Posse de Etapa; ou Relançamento de Diário

As solicitações de Relançamento de Etapa e Prorrogação de Posse poderão ser atendidas pela Coordenação do Curso do respectivo diário ou pela Coordenação de Registros Acadêmicos.

A solicitação de Relançamento de Diário só poderá ser autorizada pela Coordenação de Registros Acadêmicos.

As solicitações de Relançamento de Etapa, Prorrogação de Posse e Relançamento de Diário podem ser visualizadas na página inicial do SUAP pelas Coordenadorias de Registros Acadêmicos. Essas solicitações estão disponíveis no quadro "Secretaria Acadêmica", conforme ilustrado na imagem abaixo:

2024.38.PNG

Para as Coordenações de Curso, as solicitações de Relançamento de Etapa ou Prorrogação de Posse também são acessíveis na página inicial do SUAP. No entanto, essas solicitações são listadas como "Solicitações de Usuários" no quadro denominado "Coordenação de Curso".

2024.39.PNG

Ao acessar uma solicitação de Prorrogação de Posse, conforme mostrado na imagem abaixo, é possível escolher as opções "Deferir" ou "Indeferir". Após selecionar todos os pedidos desejados, clique em "Aplicar" para deferir ou indeferir todas as solicitações simultaneamente. Contudo, vale ressaltar que, nessa situação, a posse será prorrogada por apenas três dias corridos, caso deferida.

2024.40.PNG

Caso deseje que a prorrogação de posse seja por um período personalizado, clique no ícone da "lupa", conforme a ilustração acima, especificamente para um pedido de prorrogação de posse de diário. Na nova área do sistema, você também poderá verificar o motivo da solicitação de prorrogação de posse, conforme definido pelo docente. Após selecionar "Deferir", será possível inserir a data máxima para a prorrogação da posse, especificamente para a etapa do diário solicitada, conforme as imagens abaixo:

2024.41.PNG

2024.42.PNG

Para atender aos casos de solicitação de relançamento de etapa, o SUAP notifica quando a data prevista para a posse já tiver encerrado, conforme a mensagem destacada na ilustração abaixo. Nessas situações, é recomendável avaliar cada caso individualmente clicando no ícone da "lupa". Neste ambiente, também é possível definir a data personalizada de prorrogação da posse para o docente. Caso contrário, após a aprovação do relançamento de etapa em lote, a prorrogação da posse da etapa será de apenas três dias corridos.

2024.43.PNG

Ao clicar no ícone da "lupa", conforme mostrado na imagem acima, será exibida a ilustração abaixo. Ao selecionar "Deferir", você também terá a opção de indicar uma data personalizada para a prorrogação da posse.

2024.44.PNG

2024.42.PNG

Além dos casos acima, há também o pedido de "Relançamento de Diário", esse caso ocorre quando o docente já realizou a assinatura e entrega do diário via SUAP. Essas solicitações são atendidas apenas pelas Coordenadorias de Registros Acadêmicos.

As solicitações de "Relançamento de Diário" são exibidas no quadro "Secretaria Acadêmica" na página inicial do SUAP, como já ilustrado no início deste tutorial.

Esses casos são avaliados apenas individualmente, não sendo possível realizar avaliações em lote.

Na imagem abaixo, ao clicar em "Deferir", o diário antigo, previamente assinado pelo docente, será cancelado, mas ainda poderá ser consultado na aba "Histórico de Assinaturas" do diário. Com isso, o diário será reaberto para novos lançamentos pelo docente e terá a posse prorrogada por mais três dias corridos.

2024.46.PNG

Em todos os casos, seja Relançamento de Etapa, Prorrogação de Posse de Etapa, ou Relançamento de Diário, caso o período já esteja fechado conforme previsão no calendário, pode ser necessário solicitar à Coordenação de Registros Acadêmicos a reabertura do período do diário.

Dessa forma, a Coordenação de Registros Acadêmicos deverá acessar o menu Ensino>>Procedimento de apoio>>Reabrir Período:

2024.47.PNG

Insira o ano e semestre letivo do diário; escolha o tipo "Por diário"; insira o código do diário, por último clique em Continuar:

2024.48.PNG

Na próxima página, serão listados os alunos vinculados ao diário cujo período será reaberto. Vale lembrar que, para alunos com diploma já emitido, não é possível a reabertura do período. Nessas situações, será necessário cancelar o diploma emitido, conforme as orientações da Portaria IFSP n.º 2.162, de 18 de abril de 2022.

Clique em "Confirmado" e depois em "Finalizar".

2024.49.PNG

Em seguida será realizado o processamento de reabertura de período do diário.

O período será fechado automaticamente após a assinatura final de todos os docentes vinculados no diário, conforme este tutorial: 3 - Assinatura e Entrega de Diários de Classe

Atendimento de Solicitações de Relançamento de Etapa; Prorrogação de Posse de Etapa; ou Relançamento de Diário Concluídos.