Skip to main content

3. Como Verificar se a data de Conclusão do Curso está correta

Pré-requisitos: 

É preciso ler as orientações iniciais

No SUAP, clique no Menu: Ensino>>Alunos e Professores>>Alunos. Depois insira o prontuário do(a) Estudante no campo "Texto", e clique em "Filtrar", conforme a imagem abaixo:

112.JPG

Após localizar o(a) estudante, clique no botão com o desenho de uma lupa, conforme a imagem a seguir:

113.JPG

Clique na aba "Dados Acadêmicos":

115.JPG

Localize as datas de conclusão e colação, conforme a imagem abaixo:

116.JPG

De acordo com a Portaria IFSP n.º 1.452, de 26 de abril de 2019, sua alínea "b", artigo 18:

"Art. 18 - b) a data de colação de grau será posterior a data de conclusão para os cursos de graduação, sendo a conclusão a data que o(a) estudante cumpriu todos os requisitos do curso com exceção da colação de grau"

Dessa forma, a partir da publicação dessa portaria, a data de conclusão de curso passou a ser anterior a data de colação de grau. 

Antes da publicação dessa portaria, a data de conclusão e colação de grau eram a mesma data. Logo, caso o(a) estudante concluiu o curso antes 26/04/2019, sua data de conclusão será a mesma data da colação de grau. 

É preciso verificar se o SUAP realizou os cálculos corretos da data de conclusão, conforme as regras acima. 

Caso o SUAP não tenha realizado o cálculo correto da data de conclusão, seguir os procedimentos abaixo para correção:

A data de algum requisito de conclusão pode ter sido registrado de forma errada, exemplos: data da apresentação do TCC, finalização do estágio, data de uma atividade complementar, data de finalização de uma disciplina, de acordo com o calendário acadêmico. Em cada um desses exemplos, é preciso identificar nas abas abaixo, se há algum registro equivocado de alguma data. 

117.JPG

Há casos em que a data de conclusão está posterior a data de colação de grau, devido ao registro da data da prova do ENADE, mesmo o(a) estudante sendo dispensado(a) de realizar a prova. Nesses casos, o SUAP registra de forma incorreta a data de conclusão, e será preciso corrigir. Para isso, é preciso enviar um e-mail para ddga@ifsp.edu.br solicitando a correção. 

A verificação da data de conclusão foi realizada.