Skip to main content

COMPRASNET - Manifestação de interesse

Para a realização da Manifestação de Interesse será utilizado o sistema disponibilizado no portal www.gov.br/compras. Os usuários que forem executar as inserções no sistema deverão verificar se o acesso está ativo, se o perfil está habilitado para IRP, se está cadastrado como Gestor de Compras e se estão permitidas pop-ups na configuração do navegador.

A Manifestação de Interesse deve ser realizada na UASG do câmpus. Favor verificar em qual UASG o servidor que realizará a estimativa está vinculado no momento do lançamento das informações.

Para realização da Manifestação de Interesse, seguir os seguintes passos:

I) Acessar o site gov.br/compras > Sistemas > Comprasnet > “Clique aqui para acessar” > Realizar Login > Governo > IRP - Intenção de Registro de Preços.

II) Escolher perfil de atuação como Participante.

III) Selecionar o Menu Manifestar Interesse > Nova Manifestação de Interesse > Escolher a UASG Gerenciadora (IFSP – 158154), Nº da IRP desejada e Situação da IRP (Aberta) (Figura 01).

 

Figura 01 – Consulta de IRP disponíveis para Manifestação de Interesse

Imagem1.png

 

IV) Após selecionar a IRP desejada, o sistema direcionará o usuário para uma tela onde o Órgão Participante deverá inserir o Motivo para Adesão ao Processo de Contratação por SRP (Justificativa da Participação) (Figura 02).

 

Figura 02 – Justificativa de Participação

Imagem2.png

 

V) Após a inserção da justificativa, clicar no botão Salvar. O sistema direcionará para aba Itens. Para inserir os quantitativos nos itens desejados, clicar em Incluir Proposta nos respectivos itens (Figura 03).

 

Figura 03 – Itens da IRP

Imagem3.png

 

VI) Em cada item, o Órgão Participante deverá informar na ‘Proposta de Manifestação de Interesse’: o Valor Unitário Estimado (que deve ser igual ao valor informado pelo Órgão Gerenciador - informação encontrada na mesma tela), o Município/UF de Entrega e a Quantidade. Após a inserção das informações, clicar no botão Salvar e no botão Propostas para voltar a tela anterior. (Figura 04).

 

Figura 04 – Proposta de Manifestação de Interesse

Imagem4.png

 

VII) Após realizar a Estimativa em todos os itens desejados, clicar na aba Finalizar (Figura 05).

 

Figura 05 – Aba Finalizar

Imagem5.png

 

VIII) Preencher o campo Observações ou anexar termo de concordância com o objeto a ser licitado, inclusive quanto aos quantitativos e termo de referência conforme Art. 5º, inciso V do Decreto nº 7.892/2013. As manifestações de interesse que não constarem o termo de concordância serão recusadas.

ATENÇÃO: O Órgão Participante Externo ao IFSP deverá encaminhar os endereços e locais de entrega, via sistema.

IX) Será aberta uma nova página com o Resumo da Manifestação de Interesse realizada. Esse documento deverá ser impresso para compor o Processo de Participação (Figura 06).

 

Figura 06 – Resumo da Manifestação de Interesse

Imagem6.png

 

X) Após a impressão do Resumo da Manifestação de Interesse, clicar novamente no botão Enviar.

XI) Após os procedimentos acima descritos, a Manifestação de Interesse na IRP estará concluída.

Observação: A Manifestação de Interesse é salva automaticamente a cada inclusão de proposta nos itens. Caso o Órgão Participante queira continuar a Manifestação de Interesse em outro momento, para acessá-la novamente, deverá clicar no Menu Manifestar Interesse > Abrir Manifestação de Interesse e selecionar a Manifestação de Interesse já iniciada. Porém, para envio da mesma, é necessário atentar a data limite estipulada pelo Órgão Gerenciador.

ATENÇÃO: Para confirmar o envio da Manifestação de Interesse ao Órgão Gerenciador, consultar: Quadro de IRP >  Filtro de UASG e Número de IRP > A UASG participante deve constar na Lista de Gestor de Compras Interessado no campo Manifestações de Interesse da IRP conforme Figura 07 e 08. Comparar com figura 09, onde consta um Quadro de IRP sem manifestações de interesse.

 

Figura 07 – Quadro de IRP

Imagem7.png

 

Figura 08 – Quadro de IRP - Detalhes

Imagem8.png

 

Figura 09 – Quadro IRP sem manifestações

Imagem9.png