Skip to main content

Uso na Pró Reitoria de Ensino

Cadastros

Quem faz? Todos os servidores da PRE com permissões para gerenciar o ETEP

Todos os parâmetros do fluxo de abertura de uma solicitação são cadastrados pela administração do módulo. Cada item de cadastro é um “tipo”. Esses tipos servem como um catálogo de serviços padronizado disponibilizado ao sóciopedagógico.

Sobre os tipos:

  • Tipos de Acompanhamento: os tipos que o solicitante poderá escolher ao abrir uma solicitação;
  • Tipos de Encaminhamentos: as ações que o sóciopedagógico poderá executar sobre um determinado acompanhamento;
  • Tipos de Atividade: as atividades desenvolvidas pela coordenadoria sóciopedagógica que tem como público-alvo a comunidade interna do câmpus;
  • Tipos de Documentos: documentos vinculados a atividades, como, por exemplo, uma ata de uma reunião ou uma apresentação de slides de uma atividade específica.

Abaixo uma imagem do menu do SUAP com os links para cadastros dos tipos.

24_menu_admin_etep.png

O fluxo para cadastro de todos os tipos são idênticos. Cada tipo tem sua própria tela, que pode ser acessado cada qual em seu item de menu, como mostra a imagem ao lado.

Sendo assim, será tomado como exemplo os tipos de encaminhamento como exemplo de cadastro. Para isso, iremos até “ETEP → Cadastros →Tipos de Encaminhamento”. Será aberta a tela exibindo todos os itens já cadastrados e, no canto superior, há um botão verde com o rótulo “Adicionar Tipo de Encaminhamento”, como mostrado na imagem abaixo.

25_tipos_encaminhamentos.png

Agora, para cadastrar um item, clique no botão supracitado. Na próxima tela irá aparecer, geralmente, dois campos: o nome do tipo e a descrição.

Nota: é necessário inserir uma descrição que de fato apresente o contexto do tipo. Essa descrição será usada como “ajuda” a quem for inserir uma nova solicitação, pois, ao deixar o mouse em cima do item, será mostrado o texto da descrição afim de orientar o solicitante referente ao tipo que irá escolher.

Feito isso basta clicar em “Salvar” que será executada a operação. Um exemplo desta tela é mostrado na figura abaixo.

26_tipo_encaminha.png

Gestão de Usuários

Quem faz? Todos os servidores da PRE com permissões para gerenciar o ETEP

Além dos cadastros o administrador exerce um papel de fundamental importância: a gestão de usuários que terão acesso ao módulo ETEP, em especial aos “MEMBRO ETEP”. 

Sobre o “MEMBRO ETEP”: O perfil “Membro ETEP” é a denominação do conjunto de permissões e funções no sistema que será atribuído a todos os membros da coordenadoria sóciopedagógica dos câmpus. Todos os membros do grupo “Membro ETEP” no SUAP terão acesso e gerenciamento as solicitações vindas do público interno da instituição (docentes e outros setores envolvidos no âmbito educacional). Também poderão adicionar outros “interessados” a solicitação, como por exemplo, coordenadores de curso.

Nota: é de grande importância a retirada de um servidor do grupo “membro etep” quando ele sai do setor. Caso contrário ele continuará tendo acesso a dados sigilosos dos acompanhamentos dos alunos.

As solicitações de inserção e remoção de usuários da coordenadoria sóciopedagógica como “MEMBRO ETEP” acontecerão sempre quando um servidor entrar ou sair da alocação do setor.

Para acessar a tela de gestão de usuários, como administrador, acesse o menu “ENSINO →ETEP → Gerenciamento de Usuário”. Outro caminho para acessar a tela de gerenciamento de usuário é via o atalho na tela inicial, como mostrado na figura abaixo.

27_tela_gerencia_users_etep.png

Para gerenciar os usuários do ETEP, selecione “Grupos” no campos “Tipo de Busca” e “ETEP”, no campo “Busca por Módulo”, como mostra a imagem abaixo:

28_users_etep.png

A partir daí será apresentado a tela de gerenciamento em si. Na parte superior há três abas:

  • “Etep Administrador”: para adicionar novos administradores do módulo, que terão acesso a todos os dados do ETEP e poderão fazer gerência de usuários.
  • “Interessado ETEP”: são os interessados as solicitações, geralmente servidores locais aos campus das solicitações. Essa aba praticamente não será usada pelo administrador do módulo ETEP pois a gestão de interessados é realizada no campus, quando há uma inserção de interessado na solicitação.
  • “Membro ETEP”: A aba que mais será usada pelo administrador ETEP. Nessa aba serão gerenciados os servidores da coordenadoria sóciopedagógica dos campus, onde terão acesso as solicitações e acompanhamentos. Note que a inserção é individual, ou seja, deverá ser pesquisado e atribuído a inserção um servidor por vez, repetindo a ação para todos as coordenadorias sóciopedagógica de todos os câmpus.

Como caso de uso, levando em consideração que o fluxo é o mesmo para as três abas, vamos adotar o “Membro ETEP” como exemplo:

  1. Clicar no botão verde, no canto superior, “Adicionar Usuário ao Grupo”;
  2. Será aberta uma tela onde poderá ser buscado o servidor (por nome ou prontuário) que será adicionado. Selecionado o servidor (o nome será exibido em verde, acima do campo de busca), clique em “Enviar”. A imagem abaixo ilustra a ação.29_add_user.png
  3. Após realizada a ação de “número 2” ainda é necessário realizar vínculo do setor do servidor com seu perfil. Essa ação é fundamental, visto que ação de adicionar o usuário ao grupo por si só não dá à ele o acesso aos dados das solicitações de seu campus. Para realizar o vínculo, no usuário em questão, clique no botão azul “Vincular Setor”, como mostra a imagem ao lado. Será aberta uma janela para escolher o setor e campus que o servidor terá vínculo. O padrão é sigla do setor acompanhado pela sigla do campus. Por exemplo, a coordenadoria sóciopedagógica do campus Campinas será “SSP-CMP”. Após selecionado o setor e clicado no botão “Salvar” o servidor já poderá ter acesso as solicitações de seu campus.

30_servidor_etep.png

Nota: Nas abas “Administrador” ou “Interessado” não é necessário realizar vínculo de setor.

Caso seja necessário a remoção de um servidor do grupo “Membro ETEP” por se desligar da coordenadoria sóciopedagógica do campus é necessário apenas, no servidor em questão, clicar no botão “Remover do Grupo”, que o mesmo não terá mais acesso aos dados e informações das solicitações e acompanhamentos da coordenadoria sóciopedagógica de seu campus.