Skip to main content

Introdução

Sobre o SUAP e o módulo ETEP

1-ifsp_suap.pngO SUAP – Sistema Unificado de Administração Pública é um sistema informatizado que visa abranger todos os processos administrativos e acadêmicos do Instituto Federal. Ele foi concebido no IFRN e, a partir de 2016, foi adotado pelo IFSP como principal sistema de informação para suporte as atuações da instituição. Tem como grande vantagem o reaproveitamento de código de software e processos de outras instituições, podendo aproveitar boas práticas já adotadas em outras regiões do país. E, quando necessário, permite a implementação das especifidades administrativas e educacionais do IFSP. O SUAP é dividido em módulos: cada módulo é responsável por determinada área de atuaçãodentro da instituição, tais como o módulo específico para a gestão de recursos humanos eoutro específico para o controle acadêmico, de ntre vários módulos, que se trocam dadosentre em si.

O módulo ETEP é um dos módulos do SUAP. ETEP é um acrônimo para “Equipe Técnico Pedagógica” e este módulo tem o objetivo de servir como ferramenta de apoio as ações da coordenadoria sóciopedagógica. A princípio o módulo ETEP compreende as solicitações da comunidade interna ao sóciopedagógico, em conjunto aos registros de acompanhamento dessas solicitações, tendo como opção, além dos registros textuais, anexar diversos tipos de arquivos. Também dá a possibilidade gerenciar as atividades do setor, servindo como apoio ao planejamento. 

O estudo para a implantação deste módulo no IFSP se dá a partir da portaria Portaria 3046 de 24/07/17 que nomeia a uma comissão interna para sistematização dos documentos, fluxos de procedimentos, e de desenvolvimento e implantação do módulo da coordenação sóciopedagógica no SUAP. Com o módulo implantado visa-se trazer ao setor uma ferramenta para auxílio e registro de seu trabalho, com destaque:

  • Organização dos atendimentos;
  • Melhor rastreabilidade dos atendimentos;
  • Organização das atividades realizadas pelo setor;
  • Registros quantitativos de ambos os trabalhos.

A dinâmica do módulo ETEP

O módulo ETEP é uma ferramenta informatizada que leva em consideração a integração de todos os profissionais envolvidos no processo ensino aprendizagem no aluno. Toda situação que envolva o aluno que se julgue necessário um registro pode-se utilizar da ferramenta, que poderá prover ganhos com organização, economia de espaço físico, maior rastreabilidade e possibilidade de dados estatísticos.

Assim sendo, um professor, já em sala de aula, poderá abrir uma solicitação de atendimento. A solicitação passará por uma triagem inicial e, se aceita, poderá ser encaminhada a um profissional específico ou um atendimento em conjunto de mais de um profissional da coordenadoria sóciopedagógica. A imagem abaixo representa o fluxo básico de atendimento.

2_fluxo_basico_etep.png