Skip to main content

Emissão da Certificação ENCCEJA e ENEM

Apresentação 

Os Certificados e as Declarações Parciais de Proficiência do ENCCEJA e ENEM deverão ser emitidos pelo Campus, de acordo com os artigos 10, 11 e 12 da portaria n.º 2.346, de 07 de abril de 2021. 

 

Caso o candidato tenha uma via digital do certificado válida, será necessário encaminhar um e-mail para crd@ifsp.edu.br para cancelar o certificado do candidato, antes de prosseguir com este manual. 

Dessa forma, segue o tutorial para o processo de emissão no SUAP: 
  • O candidato solicitará o Certificado de forma presencial ou via e-mail por motivos de inclusão do nome social, por mudança do nome civil, ou para reconhecer firma, em cartório, da assinatura do certificado. Dessa forma, nos dois primeiros casos, é necessário que se faça alteração do cadastro do candidato do SUAP em todas as edições do ENCCEJA e/ou ENEM que ele indicou o IFSP como unidade certificadora. 
  • Logo, para realizar alguma alteração no cadastro do candidato, clique em: Ensino>> Diplomas e Certificados>> ENEM/ENCCEJA>> Candidatos.

TELA-4.JPG

  • Insira o CPF ou nome completo do candidato no campo "texto" e clique em filtrar. Para alteração do nome civil ou inclusão do nome social, é preciso alterar o cadastro do candidato.  
  • Clique no botão de edição, conforme a imagem abaixo. A alteração do nome civil e inclusão do nome social deverá ser realizada em todas as edições do Exame ENEM e/ou ENCCEJA que o candidato indicou o IFSP como unidade certificadora:

image-1643733112373.png


Altere o nome civil ou inclua o nome social, e depois clique em "salvar". 

image-1643733348764.png

Agora é necessário realizar a solicitação do certificado via SUAP para possibilitar a impressão pelo campus
  • No menu, abra: Ensino>> Diplomas e Certificados>> ENEM/ENCCEJA>> Solicitações de Certificação
TELA-1.JPG


  • Clique em: Adicionar Solicitação de Certificação Inep

TELA-2.JPG


  • Insira os seguintes dados do(a) candidato(a): CPF, e-mail e confirme o mesmo e-mail, depois clique no botão "Salvar":

TELA-3.JPG

  • Será enviado um e-mail para o(a) Candidato(a) informando que foi solicitado o Certificado ou a Declaração Parcial de Proficiência, com retirada na modalidade presencial. 


  • Após a solicitação do Certificado ou da Declaração Parcial de Proficiência, e das referidas alterações do nome civil ou inclusão do nome social, é necessário atender o pedido para realizar a impressão do documento. Logo, na mesma página, clique no botão com imagem de uma "lupa", do referido pedido do candidato. 

    image-1643734028474.png


  • No pedido, clique em "Processar Solicitação":

    image-1643734148647.png


  • Depois, clique em "Imprimir>>certificado":

    image-1643734276949.png


  • Será gerado o Certificado ou Declaração Parcial de Proficiência do candidato, sem a assinatura digital do Reitor. Nesse caso, conforme previsto na portaria IFSP n.º 2346, de 07 de abril de 2021, o Diretor Geral do Campus deverá inserir o seu carimbo de diretor após a linha do local e data, e assinar com caneta esferográfica.

    image-1643734645482.png


  • Não é necessário a assinatura do Coordenador de Registros Acadêmicos, conforme previsto na portaria, apenas o Diretor Geral do Campus deverá assinar. Dessa forma, o candidato poderá reconhecer a firma, da assinatura do Diretor, no cartório que a firma foi aberta.  
  • Os livros dos Certificados e Declarações Parciais de Proficiência do ENCCEJA e ENEM, emitidos pelo SUAP, será único para todos os Campus, sendo de controle da Reitoria.  


  • Volte para a tela das Solicitações dos Certificados Inep, e clique na aba "impressos" e depois na imagem da "lupa" do referido pedido do candidato:

    image-1643734984209.png


  • Logo que o Certificado ou a Declaração Parcial de Proficiência estiverem assinados, Clique em "Disponibilizar Certificado para Retirada", para que o(a) candidato(a) receba um e-mail informando que o documento já está disponível para retirada no campus. 

image-1643735115429.png