Uso na Pró Reitoria de Ensino

Cadastros

Quem faz? Todos os servidores da PRE com permissões para gerenciar o ETEP

Todos os parâmetros do fluxo de abertura de uma solicitação são cadastrados pela administração do módulo. Cada item de cadastro é um “tipo”. Esses tipos servem como um catálogo de serviços padronizado disponibilizado ao sóciopedagógico.

Sobre os tipos:

Abaixo uma imagem do menu do SUAP com os links para cadastros dos tipos.

24_menu_admin_etep.png

O fluxo para cadastro de todos os tipos são idênticos. Cada tipo tem sua própria tela, que pode ser acessado cada qual em seu item de menu, como mostra a imagem ao lado.

Sendo assim, será tomado como exemplo os tipos de encaminhamento como exemplo de cadastro. Para isso, iremos até “ETEP → Cadastros →Tipos de Encaminhamento”. Será aberta a tela exibindo todos os itens já cadastrados e, no canto superior, há um botão verde com o rótulo “Adicionar Tipo de Encaminhamento”, como mostrado na imagem abaixo.

25_tipos_encaminhamentos.png

Agora, para cadastrar um item, clique no botão supracitado. Na próxima tela irá aparecer, geralmente, dois campos: o nome do tipo e a descrição.

Nota: é necessário inserir uma descrição que de fato apresente o contexto do tipo. Essa descrição será usada como “ajuda” a quem for inserir uma nova solicitação, pois, ao deixar o mouse em cima do item, será mostrado o texto da descrição afim de orientar o solicitante referente ao tipo que irá escolher.

Feito isso basta clicar em “Salvar” que será executada a operação. Um exemplo desta tela é mostrado na figura abaixo.

26_tipo_encaminha.png

Gestão de Usuários

Quem faz? Todos os servidores da PRE com permissões para gerenciar o ETEP

Além dos cadastros o administrador exerce um papel de fundamental importância: a gestão de usuários que terão acesso ao módulo ETEP, em especial aos “MEMBRO ETEP”. 

Sobre o “MEMBRO ETEP”: O perfil “Membro ETEP” é a denominação do conjunto de permissões e funções no sistema que será atribuído a todos os membros da coordenadoria sóciopedagógica dos câmpus. Todos os membros do grupo “Membro ETEP” no SUAP terão acesso e gerenciamento as solicitações vindas do público interno da instituição (docentes e outros setores envolvidos no âmbito educacional). Também poderão adicionar outros “interessados” a solicitação, como por exemplo, coordenadores de curso.

Nota: é de grande importância a retirada de um servidor do grupo “membro etep” quando ele sai do setor. Caso contrário ele continuará tendo acesso a dados sigilosos dos acompanhamentos dos alunos.

As solicitações de inserção e remoção de usuários da coordenadoria sóciopedagógica como “MEMBRO ETEP” acontecerão sempre quando um servidor entrar ou sair da alocação do setor.

Para acessar a tela de gestão de usuários, como administrador, acesse o menu “ENSINO →ETEP → Gerenciamento de Usuário”. Outro caminho para acessar a tela de gerenciamento de usuário é via o atalho na tela inicial, como mostrado na figura abaixo.

27_tela_gerencia_users_etep.png

Para gerenciar os usuários do ETEP, selecione “Grupos” no campos “Tipo de Busca” e “ETEP”, no campo “Busca por Módulo”, como mostra a imagem abaixo:

28_users_etep.png

A partir daí será apresentado a tela de gerenciamento em si. Na parte superior há três abas:

Como caso de uso, levando em consideração que o fluxo é o mesmo para as três abas, vamos adotar o “Membro ETEP” como exemplo:

  1. Clicar no botão verde, no canto superior, “Adicionar Usuário ao Grupo”;
  2. Será aberta uma tela onde poderá ser buscado o servidor (por nome ou prontuário) que será adicionado. Selecionado o servidor (o nome será exibido em verde, acima do campo de busca), clique em “Enviar”. A imagem abaixo ilustra a ação.29_add_user.png
  3. Após realizada a ação de “número 2” ainda é necessário realizar vínculo do setor do servidor com seu perfil. Essa ação é fundamental, visto que ação de adicionar o usuário ao grupo por si só não dá à ele o acesso aos dados das solicitações de seu campus. Para realizar o vínculo, no usuário em questão, clique no botão azul “Vincular Setor”, como mostra a imagem ao lado. Será aberta uma janela para escolher o setor e campus que o servidor terá vínculo. O padrão é sigla do setor acompanhado pela sigla do campus. Por exemplo, a coordenadoria sóciopedagógica do campus Campinas será “SSP-CMP”. Após selecionado o setor e clicado no botão “Salvar” o servidor já poderá ter acesso as solicitações de seu campus.

30_servidor_etep.png

Nota: Nas abas “Administrador” ou “Interessado” não é necessário realizar vínculo de setor.

Caso seja necessário a remoção de um servidor do grupo “Membro ETEP” por se desligar da coordenadoria sóciopedagógica do campus é necessário apenas, no servidor em questão, clicar no botão “Remover do Grupo”, que o mesmo não terá mais acesso aos dados e informações das solicitações e acompanhamentos da coordenadoria sóciopedagógica de seu campus.

 


Revision #4
Created 22 July 2019 18:05:46 by Leonardo Rocco
Updated 31 July 2020 15:03:05 by Leonardo Rocco