Skip to main content

Perfis de Acesso

Perfis de Acesso

Gestor responsável pela unidade de ensino (Reitor)

Este perfil responde formalmente pela unidade perante os órgãos competentes. Possui privilégios em todas as funcionalidades do SISTEC em sua Unidade de Ensino, inclusive pode ser o único responsável pela validação de diplomas. Pode realizar lançamento de frequência da Bolsa-Formação.*

Gestor da unidade de ensino (normalmente o Diretor-Geral do Câmpus)

Perfil com a prerrogativa de criar usuários para o perfil de Assessor da Unidade de Ensino. Não possui a funcionalidade de validar diplomas, mas pode lançar frequência de alunos da Bolsa-Formação.

Assessor da unidade de ensino (Coordenadores de Registros Acadêmicos / Coordenadores de Extensão)

Perfil responsável pela execução direta das tarefas de atualização de turmas e matrículas no SISTEC. Não possui a funcionalidade de validar diplomas, mas pode lançar frequência de alunos da Bolsa-Formação.*

Gestor autenticador (coordenadores de registros acadêmicos)

Perfil com a prerrogativa de validar os Diplomas dos cursos Técnicos na Unidade de Ensino. Não valida diplomas dos alunos da Bolsa-Formação.
O acesso para os gestores autenticadores é realizado no perfil “Gestor responsável pela unidade de ensino”.

Assessor – Matrícula

Perfil responsável pelo gerenciamento de matrículas exclusivamente da Bolsa-Formação (Ofertante).

Gestor Acadêmico

Perfil responsável somente pelo registro de frequência das ofertas de turma na Unidade de Ensino onde está cadastrado e por atualizar a situação das matrículas exclusivamente da Bolsa-Formação.

Aluno da Bolsa-Formação

Este perfil é exclusivo para os alunos da Bolsa-Formação, no âmbito do PRONATEC. De acordo com o artigo 71 da Portaria MEC nº 817, de 13 de agosto de 2015, cabe à instituição ofertante registrar a frequência do aluno e cabe ao estudante da Bolsa-Formação confirmar sua própria frequência, diretamente no SISTEC, por meio de senha pessoal, confidencial e intransferível.