Cadastro dos Estudantes: Em Grupo e Individual com e sem CPF

Cadastro dos Estudantes: Em Grupo

Cadastros e Atualizações

Somente é possível cadastrar os alunos após a criação do ciclo de matrículas.

• Na aba “Ciclo de matrícula”, pasta “Aluno”, clique em “Cadastrar em Grupo”, conforme figura:

image-1641419504629.png

Continuação da figura...

image-1641419555457.png

• Selecione:
    • Unidade de Ensino;
    • Tipo de Curso;
    • Curso;
    • Ciclo de Matrícula; e
    • Mês de Ocorrência
  • Modalidade de Pagamento: selecione “Gratuito”.
  • Contrato de Aprendizagem: marque “Não”.
  • Cota: separar os estudantes que ingressaram por cota dos que ingressaram por ampla concorrência e repita o procedimento “Cadastrar em Grupo” para cada situação.
  • Opções de cota disponíveis:
    • Escola Pública;
    • Cor/Raça;
    • Olimpíada;
    • Indígena;
    • Necessidades Especiais;
    • Zona Rural;
    • Quilombola; e
    • Assentamento.
  • Considerando que os opções de cotas disponíveis no SISTEC não atendem as opções previstas em legislação, sugerimos que sempre seja escolhida a opção Escola Pública.
  • Atestado de Baixa Renda: marque “Não” (escolha “Sim” apenas quando tiver comprovação).
  • Insira os CPFs (separados por ponto-e-vírgula) e clique em “Enviar”.
  • Na próxima tela aparecerão os nomes dos alunos, data de nascimento e nome da mãe.
  • Confira os dados dos estudantes listados e clique em “Salvar”.

• Também aparecerão as abas “Alunos Existentes” e “CPFs inválidos”.
  • A primeira aba corresponde a alunos já incluídos naquele ciclo de matrícula.
  • Caso apareça a mensagem de alunos existentes, basta desconsiderar, pois o SISTEC não cadastrará um mesmo CPF no mesmo ciclo de matrícula.
  • Quanto à mensagem de CPFs inválidos, é necessário verificar se o número foi digitado corretamente.

ATENÇÃO:
O prazo para cadastrar as matrículas vai até o dia 25 do mês seguinte à data de ocorrência

Cadastro dos Estudantes: Individual com CPF

Cadastros e Atualizações
  • Na aba “Ciclo de matrícula”, pasta “Aluno”, clique em “Cadastrar INDIVIDUAL”.
  • Insira o número do CPF e clique em “Pesquisar” para retornar os dados do aluno.
  • Clique no botão “Avançar”.
  • Informe o solicitado nos passos 1 (Cursos), 2 (Mês de Ocorrência) e 3 (Dados da Matrícula).
  • Clique em “Salvar” para finalizar efetivar a matrícula.

Cadastro dos Estudantes: Individual sem CPF

• Na aba “Ciclo de matrícula”, pasta “Aluno”, clique em “Cadastrar INDIVIDUAL”;
  • Selecione a opção: O aluno não possui CPF e depois clique em O aluno não possui código.
  • Aparecerá o Formulário de Dados do Aluno que deverá ser preenchido com:
    • Nome;
    • Sexo;
    • Data de nascimento;
    • Nome da Mãe ;
    • Nacionalidade.
  • Clique em “Salvar”.

Obs.: o sistema gerará um código que deverá ser anotado no prontuário do aluno para uma futura consulta ou vinculação do CPF.

Cadastro dos Estudantes: Informações Adicionais

• Sempre matricular os estudantes, nos ciclos de matrículas do SISTEC, com mês de ocorrência igual à data de ingresso na instituição.
    • Ex. Os estudantes que ingressaram na instituição em fevereiro de 2022, deverão ser matriculados no SISTEC, com mês de ocorrência “fev/2022”.
  • Caso seja necessário o cadastro de algum aluno posteriormente a data em que ocorreu o ingresso, deve ser solicitada abertura do sistema (matrícula extemporânea) para que seja matriculado na data que ingressou.

• A instituição deve ficar atenta, pois caso sejam matriculados no SISTEC, por exemplo:
    • No ano de 2022, estudantes que ingressaram em 2021, estes serão equivocadamente considerados como ingressantes para o cálculo da relação ingressantes por matriculados no ano de 2022.
    • Esse fato ocorre mesmo que sejam inseridos no ciclo correto, pois o levantamento dos dados considera a data em que foram inseridos no SISTEC.

• Para os transferidos não é necessário criar um novo ciclo, por exemplo:
    • No caso de um curso semestral, com entrada anual, em que haja processo de transferência no meio do ano, os alunos que vierem por transferência deverão ser inseridos no ciclo que se iniciou no começo do ano.