Skip to main content

Elaboração do edital

1. ELABORAÇÃO DO EDITAL

Primeiro, é importante entender que os editais podem ser realizados com ou sem fomento (recurso financeiro):

COM FOMENTO

Publicado pelo Campus

Publicado pela PRX

SEM FOMENTO

Publicado pela PRX (fluxo contínuo Eventos e Projetos)

 

Os editais de fluxo contínuo são publicados para que possamos manter o devido registro das atividades de extensão desenvolvidas no IFSP.

O Edital publicado pelo câmpus (com fomento) deve ser encaminhado para a PRX-IFSP via e-mail, com a solicitação para que o mesmo seja disponibilizado no SUAP.

 

 2. MODELO DE EDITAL ELETRÔNICO

A fim de facilitar a elaboração dos editais de extensão, estão disponíveis no Suap modelos de documentos eletrônicos. Os modelos contam também com informações específicas que o Suap solicita quando cadastramos o edital no sistema.

Para acessar os documentos, eletrônicos, acesse o menu: DOCUMENTOS / PROCESSOS > Documentos Eletrônicos > Adicionar Documento de Texto

Tipo do Documento: Edital Geral (exceto licitações)

Modelos disponíveis:

  • Edital para seleção de projetos de extensão
  • Edital para seleção de bolsistas de projetos de extensão
  • Edital de extensão – Errata

 

3. OUTROS DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

Além dos editais elaborados eletronicamente pelo Suap, os principais anexos dos editais também estão disponíveis como modelo de documento eletrônico no Suap.

Para acessar os documentos, eletrônicos, acesse o menu: DOCUMENTOS / PROCESSOS > Documentos Eletrônicos > Adicionar Documento de Texto

Tipo do Documento: Termo

Modelos disponíveis:

  • Termo de anuência para execução de projetos de extensão
  • Termo de Compromisso – Coordenador(a) de Projeto de Extensão
  • Termo de adesão ao serviço voluntário – Extensão
  • Termo de adesão a ação de extensão para instituições/organizações externas
  • Termo de anuência para cursos de extensão a distância

 

4. CADASTRO DO EDITAL

O cadastro do edital é de responsabilidade da PRX. Veja quais são os principais dados solicitados pelo Suap:

image-1614625137266.png

image-1614625146288.png

 

Nas Configurações do Edital, as opções marcadas na imagem abaixo são o padrão do edital. Apesar de ser uma funcionalidade exclusiva de gerentes sistêmicos de Extensão, ao formular os editais, ou ao solicitar o cadastro pela PRX, as Coordenadorias de Extensão (CEx) podem solicitar a ativação/desativação de algumas opções.

image-1614625159663.png

image-1614625165668.png

Exige lições aprendidas: trata-se de uma avaliação qualitativa elaborada pelo coordenador do projeto sobre gerenciamento do tempo, do escopo, da equipe, das comunicações, entre outros.

Exige avaliações dos alunos: é a avaliação do aluno feita pelo coordenador do projeto, também de forma qualitativa.

Pode submeter com projeto pendente a partir do ano?: Esta opção permite que servidores mantenham mais de um projeto sob sua coordenação. Ela permite, contudo, que um servidor com pendência também submeta projetos, por isso sugerimos que o controle, neste caso, ocorra na fase de pré-avaliação (projetos) ou avaliação (eventos), nas quais é possível devolver o projeto proposto. Por padrão, ela não é habilitada, mas a PRX pode alterar de acordo com a solicitação da Coordenadoria de Extensão do câmpus. 

Atividade todo mês: torna obrigatória a previsão de pelo menos uma atividade em cada mês de execução do projeto.

Prazo máximo de cada atividade (em dias): permite que cada atividade tenha um prazo máximo para ser executado, evitando a previsão de atividades de longa duração que dificultam o monitoramento do projeto.

Permite colaborador voluntário: permite a inclusão de colaborador voluntário nas equipes dos projetos. (Para mais informações, acesse o tópico colaborador voluntário)

Permite voluntário vinculado ao Núcleo de Arte: permite a inclusão de colaborador voluntário vinculado ao núcleo de arte nas equipes dos projetos.

Permite cadastrar aluno sem identificá-lo: permite a inserção de um discente bolsista sem identificação para permitir que sua correta indicação ocorra após o processo de seleção de bolsistas.

 

Atenção!

O calendário exige um período para pré-avaliação separado da avaliação, por isso essa informação deve constar também no Edital.

Os itens Valor financiado por projeto e Quantidade de projetos selecionados dependem do recurso total do campus ou da reitoria disponibilizado para o fomento dos projetos. Os valores inseridos nestes campos determinam a quantidade de projetos que entrarão “em execução”. Como valor padrão, a PRX insere “10” projetos selecionados, por isso, caso percebam que há mais ou menos projetos selecionados em relação ao recurso disponibilizado, é necessário entrar em contato com a PRX para fazer o ajuste.