Skip to main content

[Chefia.3] Conceder ou negar abono

Quem faz? Chefia imediata ou substituto

Quando utilizar esta opção? Esta solicitação deve ser utilizada para dias em que ocorrer débitos na carga horária, seja por atrasos, saídas antecipadas ou faltas justificadas que não constem nas descritas no Art. 5º da IN n.º 8/2022 - RET/IFSP ou que sejam dispensadas de compensação conforme Art. 7º da IN n.º 8/2022 - RET/IFSP.

1 - Prazos para Ajuste da Frequência no Sistema de Ponto

O sistema de ponto permite ajustes nas folhas de frequência conforme os prazos estabelecidos na Instrução Normativa nº 8/2022 – RET/IFSP:

  • Servidor(a): pode realizar ajustes até o 5º dia útil do segundo mês subsequente ao mês de referência.
    Exemplo: para a frequência de outubro/2025, o prazo vai de 1 de Outubro de 2025 a 5 de Dezembro de 2025.

  • Chefia imediata ou substituto: pode realizar ajustes até o 10º dia útil do segundo mês subsequente ao mês de referência, ou seja, vai de 1 de Outubro de 2025 a 12 de Dezembro de 2025

  • Setor de Gestão de Pessoas: até o 1º dia antes do terceiro mês subsequente ao mês de referência.

2 - Funcionamento do Sistema de Frequência: Consideração de Segundos

O sistema de frequência contabiliza internamente os segundos nos cálculos de tempo, embora exiba apenas horas e minutos. Isso pode ocasionar pequenas diferenças na folha de frequência exibida ou até mesmo o registro de débitos.  

Exemplo:  
Um(a) servidor(a) registra entrada no terminal de ponto às 13:30 e saída às 19:30. Espera-se que constem 6 horas trabalhadas na folha de frequência, mas, ao consultar a folha, o servidor identifica um débito de 1 minuto.  
No entanto, digamos que analisando o tempo exato considerando os segundo, observamos que o servidor(a) teve:

- Entrada registrada: 13:30:59  
- Saída registrada: 19:30:00  

Como o sistema calcula o tempo exato considerando os segundos, o total resulta em 5 horas, 59 minutos e 1 segundo. Entretanto, na folha de frequência, esse valor é arredondado para 5 horas e 59 minutos, o que gera um débito de 1 minuto devido ao arredondamento.

image.png

    3 - Filtrar Frequência

    1. Acesse o SUAP com sua conta IFSP.
    2. No menu lateral, selecione: Gestão de Pessoas -> Administração de Pessoal -> Frequência -> Chefias -> Avaliar Frequências.


    3. Na tela de filtros exibida (conforme imagem), selecione:

         - O mês e o ano desejados.
         - Se necessário, ajuste o campo “Setor”, caso você seja chefia hierarquicamente superior de mais de uma unidade.
         - Os campos Homologada e Pendências permitem filtrar as folhas conforme o status de homologação e existência de pendências, com as opções: Sim ou Não.

    4. Após configurar os filtros, clique no botão Filtrar.


    A opção "Todos gerenciados por mim" retorna todas as folhas onde sou chefia ou substituto no período selecionado.


    1. Os resultados aparecerão abaixo. Para visualizar e avaliar uma frequência, clique no ícone de lupa ao lado do registro desejado.

    4 - Avaliar Abono 

    As opções “Conceder Abono” e “Negar Abono” estarão disponíveis apenas após a solicitação do servidor interessado ou, caso o servidor não realize o ajuste de frequência dentro do prazo estabelecido, durante o período de homologação pela chefia (entre o 5º e o 10º dia útil do segundo mês subsequente).

    Nesses casos, para as frequências com débitos pendentes, o sistema exibirá a opção “Avaliar Abono”, conforme demonstrado na imagem abaixo.

    Após a solicitação de abono pelo servidor, a chefia imediata poderá avaliar o pedido referente a um dia específico, seguindo os passos abaixo:

    1. Acesse a frequência do servidor desejado.
    2. Localize o dia correspondente à solicitação de abono.
    3. Clique no botão “Avaliar Abono”.
    4.1 - Conceder ou Negar Abono

    Na janela de "Avaliar Solicitação de Abono" que será exibida, estarão disponíveis duas opções:

    • Conceder Abono

    • Negar Abono

    Ao selecionar “Conceder Abono” ou “Negar Abono”, não é necessária validação adicional. Nessa tela, será exibida a justificativa informada pelo servidor, a qual, em caso de débito, descreve o motivo da falta ou do débito registrado.

    Mensagem exibida após a ação:

    Abono concedido com sucesso!

    ou

    Abono negado com sucesso!

    Nas frequências em que o abono for concedido, constará na frequência a informação Tipo: "Frequência com débito abonada". Quando o abono for negado, constará na frequência apenas Tipo: "Frequência".

    4.2 - Reverter Abono

    A chefia poderá reverter um abono concedido anteriormente, desde que a folha de frequência ainda esteja dentro do prazo de avaliação e não tenha sido homologada.

    Para realizar a reversão, basta clicar no botão “Reverter Abono”. Não é exigida justificativa adicional: a reversão é processada automaticamente.

    image.png

    Reversão concluída com sucesso!

    5 - Próximos Passos

    Após a conceder ou negar abono, a chefia deve realizar as devidas verificações na folha do(a) servidor(a), com atenção especial à existência de pendências relacionadas a:

    • Solicitação de compensação de débito

    • Validação de frequência manual

    • Registro ou uso de banco de horas

    Para orientação completa sobre cada uma dessas etapas, consulte os manuais específicos disponíveis nas seguintes seções: Autorizar Banco de HorasAutorizar/Negar compensação, Validação de frequência manual.

    Após os ajustes realizados pelo servidor e pela chefia, e não havendo registros ausentes ou ações pendentes de validação, a folha de frequência poderá ser homologada pela chefia. Para isso, clique no botão Homologar Folha -> Homologar.

    Encontrou algum problema? Se encontrou algum problema no fluxo de execução do sistema ou alguma informação equivocada neste manual, por favor, entre em contato através de suporte@ifsp.edu.br para reportar a situação.

    A solicitação de qualquer melhoria no sistema depende da abertura de um chamado, por parte da própria DGP (ccp@ifsp.edu.br), junto à equipe de TI.

    Elaborado por Antônia Marina Mota (CCP-DGP)

    Ajustado por Karhyne Sousa Padilha de Assis (CDSA/DTI).

    Revisado por Antônio Junior de Mattos (CDSA/DTI).