Skip to main content

Adesão dos participantes ao PGD

Este manual pressupõe que o usuário tenha conhecimento prévio acerca dos conceitos e definições do novo Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Recomenda-se, portanto, a leitura da seção Definições e Visão Geral do Ciclo PGD antes da continuidade.

A adesão ao PGD constitui o ato formal que habilita o servidor a pactuar seus Termos de Compromisso e Responsabilidade (TCRs) junto à chefia da respectiva Unidade Executora (UE), possibilitando, posteriormente, a elaboração dos Planos de Trabalho, desde que o setor ao qual esteja vinculado esteja habilitado a participar do programa.

Permissão requerida: ser servidor ativo.

A solicitação deve ser realizada por meio de processo eletrônico. Para tanto, recomenda-se a leitura prévia do manual de criação de processos/documentos. Na sequência, apresenta-se o procedimento para a adesão do participante ao PGD.

1 - Registro da adesão do servidor ao PGD

Permissões requeridas: ser usuário pertencente a um dos seguintes grupos:grupos de  Coordenador de Gestão de Pessoas, Coordenador de Gestão de Pessoas Sistêmico ou PGD Administrador.

  • Acesse o SUAP com sua conta institucional.

  • No menu lateral, selecione: Gestão de Pessoas → PGD v2 → Adesões → Participantes

Abaixo é mostrado a tela inicial de listagem de Participantes do PGD:

image.png

 
1.1 - Filtro de Busca

O filtro de busca permite localizar os participantes do PGD por nome, matrícula, campus, setor ou situação no PGD (habilitado/desabilitado). Esse recurso garante agilidade e precisão no processo, facilitando a seleção do servidor.

A figura a seguir ilustra os filtros disponíveis na tela de listagem de participantes:

1.2 - Habilitando Participante

Após localizar o servidor desejado utilizando o filtro de busca, é necessário realizar a habilitação de sua participação no PGD. Para isso, siga os passos:

  1. Acessar a listagem de participantes;
  2. Utilizar os filtros disponíveis na parte superior da tela para localizar o servidor desejado;
  3. Clicar no ícone de lupa para visualizar os detalhes da participação.

A figura abaixo exemplifica o procedimento:


Na próxima tela é mostrado todo o histórico de participação no PGD do servidor em questão. No caso, como pretende-se habilitá-lo, deve-se acionar o botão "Habilitar", conforme ilustrado na imagem a seguir.


Observações:

  • O sistema permite indicar mais de uma modalidade/regime de execução do PGD. Se o participante for habilitado em mais de uma modalidade, a chefia da UE do participante poderá alternar entre elas a qualquer tempo através da interface de configuração da participação (ver Pactuação do TCR para mais detalhes), sem requerer ação por parte do setor de gestão de pessoas.
  • A habilitação com uma data de início anterior à data atual permite que o servidor cadastre um Plano de Trabalho com período retroativo, desde que atendidos os demais critérios e dentro dos prazos de retroatividade permitidos.

Ao submeter o formulário, a adesão do participante será efetuada e o usuário será redirecionado para a interface de visualização da participação. Essa tela pode ser acessada através do ícone de visualização na listagem de participantes.

A imagem abaixo ilustra o formulário de efetivação de participação. Destaque para a mensagem alertando que a participação é válida somente para o setor atual. Se houver mudança de setor o processo de adesão à participação deve ser refeito visando a nova realidade do servidor.

image.png

3. Configurar Participação no PGD

Quem pode: A configuração da participação só pode ser feita pela chefia imediata do servidor, seu substituto ou pela hierarquia superior da chefia ativa.
Isso inclui:
- O chefe da Unidade Instituidora;
- O chefe ou substituto da Unidade Executora (UE);

  1. Acesse o SUAP com sua conta institucional.
  2. No menu lateral, selecione: GESTÃO DE PESSOAS → PGD v2 → Adesão → Unidade Executora.


  3. Utilize o filtro para localizar a unidade executora desejada.
  4. Clique no ícone da lupa para visualizar a listagem da equipe da unidade.
  5. Na aba Equipe da Unidade, serão listados todos os membros da equipe da UE.
      • Todos os membros aparecem inicialmente com a participação pendente de configuração.
      • Participantes inativos exibem um aviso de que não participam do PGD.

         6. Localize o docente e configure sua participação.

Servidores que não estão habilitados no PGD e nunca utilizaram alguma funcionalidade são omitidos dessa lista.

Quando o participante não possui uma configuração de participação anterior, a carga horária e a forma de trabalho para os dias da semana são preenchidas automaticamente com base na  folha de horário cadastrada para o servidor. Caso alguma dessas informações esteja incorreta, é possível realizar os ajustes no momento da configuração para que a pactuação do TCR seja concluída corretamente.

A atualização dentro do sistema não substitui a necessidade de manter a folha de horário oficial devidamente atualizada. Se houver inconsistências, o participante deve seguir as orientações do setor de Gestão de Pessoas para regularizar sua folha de horário.

4. Configurar TCR para Docente no PGD

Quem pode: A configuração do TCR pode ser feita pelo chefe da Unidade Instituidora, seu substituto ou pelo chefe ou substituto da Unidade Executora (UE).

Após a configuração da participação, o próximo passo é a configuração do Termo Circunstanciado de Responsabilidade (TCR).

  1. Clique no botão TCR para criar o termo.
  2. Após essa etapa, será necessário colher duas assinaturas: a da chefia e a do participante.

4.1 Assinar como Chefia
  1. Acesse: GESTÃO DE PESSOAS → PGD v2 → Adesão → Unidade Executora;
  2. Utilize o filtro para localizar a unidade;
  3. Clique na lupa e, na aba da equipe, selecione o docente;
  4. Clique no botão TCR e realize a assinatura.

4.1 Assinar como Participante
  1. Acesse o SUAP com sua conta institucional;
  2. No menu lateral, selecione: GESTÃO DE PESSOAS → PGD v2 → Minha Participação;
  3. Clique em TCR e realize a assinatura.

2.2 Encerrando a participação de um servidor

Na interface de visualização da participação, é possível encerrar a participação de um servidor no PGD. Para isso, basta selecionar a opção  Desabilitar e informar uma data para que a participação seja encerrada.

Se uma data futura for informada, o participante poderá continuar operando no PGD até que a data especificada passe.

2.3 Alterando a modalidade e regime de participação de um servidor

Não é possível alterar uma participação cadastrada.

Para alterar a modalidade/regime de execução, é necessário encerrar a participação anterior e adicionar uma nova.

Encontrou algum problema? Se encontrou algum problema no fluxo de execução do sistema ou alguma informação equivocada neste manual, por favor, entre em contato através de suporte@ifsp.edu.br para reportar a situação.

A solicitação de qualquer melhoria no sistema depende da abertura de um chamado, por parte da própria DGP (ccp@ifsp.edu.br), junto à equipe de TI.

Elaborado por Karhyne Sousa Padilha de Assis - CDSA-DTI

Revisado por Antônio Junior de Mattos - CDSA-DTI