Skip to main content

Como Cadastrar Componente Curricular Novo no SUAP

Pré-requisitos: 
Para a criação dos componentes curriculares basta seguir as orientações constantes na sequência:

 

Cadastro de um componente curricular novo no SUAP
1. Acesse o SUAP
2. No menu lateral esquerdo, selecione “Ensino” > “Cursos, Matrizes e Componentes” > “Componentes” e selecione o botão “Adicionar Componente”, conforme figura a seguir:

Figura 4 - Cadastro-Componente-Curricular.png

Na tela a seguir, serão apresentados os campos para preenchimento com as informações do novo componente curricular, conforme figura abaixo:

Figura 4A - Cadastro-Componente-Curricular.png

Figura 4B - Cadastro-Componente-Curricular.png

 
Preencha os campos, conforme orientações a seguir, e clique no botão “Salvar”:

 

Aba “Dados Gerais”

Campo “Descrição”: Informar a descrição que consta na estrutura curricular do curso 

No item acima, mantenha sempre o formato das letras em maiúsculas. Exemplo: MATEMÁTICA FINANCEIRA; FÍSICA 2.

Campo “Descrição no Diploma e Histórico”: Informar a descrição que consta na estrutura curricular do curso, que será a mesma indicada no campo "Descrição". 

Campo “Abreviatura”: Informar a abreviatura que consta na estrutura curricular do curso

Abreviaturas ou siglas dos Componentes Curriculares deverão conter 7 (sete) caracteres alfanuméricos, sendo possível apenas letras, ou com um algarismo arábico no último elemento. Exemplos: ARQMAT2; ARQCALC; ARQDESE.

Campo “Tipo de Componente”: Selecionar uma das opções disponíveis:

  • EADatualmente não é utilizado

  • FIC – selecionar quando o componente curricular será utilizado em um curso do tipo FIC Extensão

  • INT – selecionar quando o componente curricular será utilizado em um curso do tipo Técnico Integrado ou Técnico Integrado EJA

  • MOD – selecionar quando o componente curricular será utilizado em um curso do tipo Técnico Concomitante ou Subsequente

  • POS – selecionar quando o componente curricular será utilizado em um curso do tipo Pós-graduação lato sensu ou stricto sensu

  • SUP – selecionar quando o componente curricular será utilizado em um curso do tipo Graduação.

Campo “Diretoria”: Selecionar a sigla da diretoria que representa o campus e o tipo de curso para o qual o componente curricular está sendo criado. Exemplo: DRG/ARQ(MOD) – para um componente curricular que será vinculado a um curso “Concomitante/subsequente” do Campus Araraquara.

Campo “Nível de Ensino”: Selecionar a opção que represente o nível de ensino (Graduação, Médio, Fundamental, Pós-Graduação) do curso para o qual o componente curricular está sendo criado.

Campo “Está ativo”: Deixar marcado.

 

Aba “Carga Horária”

Campo “Hora/relógio”: Informar a “carga horária/relógio” TOTAL do componente curricular que consta na estrutura curricular do curso (Esta carga horária não pode ser 0 e não poderá ser editada caso o componente já esteja vinculado a uma matriz que possua um aluno formado).

O componente curricular deverá ter no máximo uma única casa decimal em sua carga horária/relógio total.  

Campo “Hora/aula”: Informar a “carga horária/aula” do componente curricular que consta na estrutura curricular do curso (Esta carga horária não pode ser 0 e não poderá ser editada caso o componente já esteja vinculado a uma matriz que possua um aluno formado). Esse campo se refere a quantidade total de aulas do componente curricular, presente na estrutura curricular. 

Campo “Qtd. de Créditos”: Considerando que não utilizamos o sistema de créditos, informar "zero". Esse dado é utilizado apenas para os cursos de pós-graduação. Nesse caso, é preciso que a estrutura curricular contenha essa informação para cada componente curricular. 

 

Aba “Dados Extras”

Campo “Observação”: Campo destinado a registrar informações adicionais sobre o componente curricular (não é obrigatório)