Como Cadastrar Componente Curricular Novo no SUAP

Pré-requisitos:

Receber o Processo Eletrônico de Criação ou Reformulação do Curso

Realizar as conferências as indicadas no tutorial: Orientações Iniciais de Cadastro de Cursos

Para a criação dos componentes curriculares basta seguir as orientações constantes na sequência:

Cadastro de um componente curricular novo no SUAP
1. Acesse o SUAP
2. No menu lateral esquerdo, selecione “Ensino” > “Cursos, Matrizes e Componentes” > “Componentes” e selecione o botão “Adicionar Componente”, conforme figura a seguir:

Figura 4 - Cadastro-Componente-Curricular.png

Na tela a seguir, serão apresentados os campos para preenchimento com as informações do novo componente curricular, conforme figura abaixo:

Figura 4A - Cadastro-Componente-Curricular.png

Figura 4B - Cadastro-Componente-Curricular.png

Preencha os campos, conforme orientações a seguir, e clique no botão “Salvar”:

Aba “Dados Gerais”

Campo “Descrição”: Informar a descrição que consta na estrutura curricular do curso

No campo "Descrição" sempre mantenha as letras em formato "maiúsculo". Exemplo: MATEMÁTICA FINANCEIRA; FÍSICA 2.

Campo “Descrição no Diploma e Histórico”: Informar a descrição que consta na estrutura curricular do curso, que será a mesma indicada no campo "Descrição".

Campo “Abreviatura”: Informar a abreviatura que consta na estrutura curricular do curso

As "Abreviaturas" ou "Siglas" dos Componentes Curriculares deverão conter 7 (sete) caracteres alfanuméricos, sendo possível apenas letras, ou com um algarismo arábico no último elemento. Exemplos: ARQMAT2; ARQCALC; ARQDESE.

Campo “Tipo de Componente”: Selecionar uma das opções disponíveis:

• EADatualmente não é utilizado

• FIC – utilizar para componentes curriculares que serão vinculados à cursos "FIC Extensão"

• INT – utilizar para componentes curriculares que serão vinculados à cursos "Técnicos Integrados" ou "Técnicos Integrados EJA"

• MOD – utilizar para componentes curriculares que serão vinculados à cursos "Técnicos Concomitantes ou Subsequentes"

• POS – utilizar para componentes curriculares que serão vinculados à cursos de "Pós-Graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu"

• SUP – utilizar para componentes curriculares que serão vinculados à cursos de "Graduação: Licenciatura, Tecnologia ou Bacharelado".

Campo “Diretoria”: Selecionar a sigla da diretoria que representa o campus e o tipo de curso para o qual o componente curricular está sendo criado. Exemplo: DRG/ARQ(MOD) – para um componente curricular que será vinculado a um curso “Concomitante/subsequente” do Campus Araraquara.

Campo “Nível de Ensino”: Selecionar a opção que represente o nível de ensino (Graduação, Médio, Fundamental, Pós-Graduação) do curso para o qual o componente curricular está sendo criado.

Campo “Está ativo”: Deixar marcado.

Aba “Carga Horária”

Campo “Hora/relógio”: Informar a “carga horária/relógio” TOTAL do componente curricular que consta na estrutura curricular do curso (Esta carga horária não pode ser 0 e não poderá ser editada caso o componente já esteja vinculado a uma matriz que possua um aluno formado).

O componente curricular deverá ter no máximo uma casa decimal em sua carga horária/relógio total.

Campo “Hora/aula”: Informar a “carga horária/aula” do componente curricular que consta na estrutura curricular do curso (Esta carga horária não pode ser 0 e não poderá ser editada caso o componente já esteja vinculado a uma matriz que possua um aluno formado).

O campo "Hora/aula" se refere a quantidade total de aulas do componente curricular, presente na estrutura curricular.

Campo “Qtd. de Créditos”: Considerando que não utilizamos o sistema de créditos, informar "zero".

O campo "Qtd. de Créditos" é utilizado apenas para os cursos de pós-graduação e será necessário que a estrutura curricular contenha a "quantidade de créditos" para cada componente curricular.

Aba “Dados Extras”

Campo “Observação”: Campo destinado a registrar informações adicionais sobre o componente curricular (não é obrigatório)

Copiar o código gerado pelo SUAP para utilização posterior
Após a finalização do cadastro do componente curricular, é importante que seu código (gerado pelo SUAP) seja copiado a fim de ser utilizado posteriormente, quando os componentes curriculares forem vinculados à matriz curricular do curso, conforme tutorial: Vinculação de Componentes Curriculares à Estrutura Curricular