Avaliação da Execução do Plano de Trabalho
valiação
Este damanual assume que você está familiarizado com os conceitos e definições do novo PGD, principalmente com os conceitos de Unidade Executora (UE) e período de consolidação, além dos demais procedimentos de execução dodos períodoplanos Permissõesde requeridas:trabalho. SerDessa superiorforma, hierárquicoantes emde relaçãoprosseguir, aoé Participanteimprescindível oua substitutoleitura das Definições e Visão Geral do superior.Ciclo PGD e dos manuais de https://manuais.ifsp.edu.br/books/pgd-v2-a-partir-de-032025/chapter/planos-de-trabalho-execucao-e-avaliacao.
Após o participante ter feito o registro de execução de um período, informando os trabalhos efetuados e as eventuais ocorrências que surgiram, e ter marcado o período como concluído, o período deve ser concluído,avaliado cabepela aochefia superiorda (ouUnidade substituto)Executora.
Este osprocesso registrosdeve ocorrer em até 20 dias após a data limite para registro e conclusão pelo participante. Como o participante possui 10 dias de prazo para registro e conclusão, isso significa que a chefia deve efetuar a avaliação em até 30 dias corriodos após o fim do período e,do plano de trabalho.
Vale citar que, se o participante marcar a execução do período como concluída antes do prazo, a chefia já pode efetuar a avaliação imediatamente, não sendo necessário aguardar os 10 dias do prazo do participante se passarem. Para mais informações sobre a conclusão da execução, ler a seção Conclusão da Execução do Período, do manual de Registros de Execução e Ocorrências.
Durante a avaliação, a chefia da UE deve observar a realização dos trabalhos conforme pactuado, os critérios definidos no TCR, os fatores externos que possam ter comprometido a execução dos trabalhos, o cumprimento do TCR e as intercorrências registradas pelo participante.
Diferentemente da normativa anterior onde cada atividade era avaliada individualmente, na nova normativa a avaliação é feita para a execução do plano de trabalho como um todo durante o período.
Após a avaliação da chefia da UE e o fim do período de avaliação, caso a avaliação seja negativa (inadequado
ou não executado
), o participante será notificado e terá um prazo de dez dias para interpor recurso recorrendo da avaliação, e a chefia, por meiosua vez, terá também um prazo de dez dias para análisar o recurso e emitir as considerações finais, decidindo se acata a justificativa do recurso ou mantém a decisão anterior.
Avaliando a execução do período
Quem executa: Chefia da açãoUE, superior da UE ou seus substitutos.
O responsável pela avaliação dos planos de trabalho é a chefia da UE (Unidade Executora) e é ela que deve efetuar a avaliação. O sistema permite que os superiores da chefia da UE tamém façam a avaliação, apenas para contornar situações excepcionais onde a chefia da UE não está disponível e também não há um substituto disponível.
Para efetuar a avaliação do período, a chefia da UE deve acessar a aba Execução
do período desejado na interface de visualização do Plano de Trabalho. Nesta aba, a chefia poderá visualizar, o registro de execução do período, contendo:
- Os trabalhos efetuados e registrados pelo participante;
- As eventuais ocorrências registradas durante o período.
A chefia deve analisar essas informações e então selecionar a opção Avaliar execução do período
, para emitir a sua avaliação.
O sistema não impede que o participante conclua a execução do período, mesmo que não seja registrado qualquer trabalho efetuado, uma vez que a não execução das contribuições pactuadas pelo participante é um cenário real que pode ocorrer. É de total responsabilidade da chefia da UE analisar as informações e emitir a avaliação justa ao que foi executado.
Ao selecionar a ação para avaliar a qualidade da execução do participante.
Ao acionar essa açãoperíodo, será exibido um formulárioformulário, comatravés osdo camposqual a chefia deve indicar a Qualidade da execução
, uma Justificativa
para a sua avaliação e marcar uma checkboxcaixa Confirmode a avaliação da execução do período.confirmação.
Em que aA Qualidade da execução
serádeve umser camposelecionada deentre seleção contendo asos seguintes opções:conceitos:
- Excepcional: plano de trabalho executado com desempenho muito acima do esperado;
- Alto desempenho: plano de trabalho executado com desempenho acima do esperado;
- Adequado: plano de entregas trabalho dentro do esperado;
- Inadequado: plano de entregas trabalho abaixo do esperado; e
- Plano de trabalho não executado.
ECaso oa campochefia
indique Justificativateráuma preenchimentoqualidade obrigatóriode paraexecução oscom períodos avaliados comoconceito Excepcional
, Alto desempenho
eou Não executado
., será obrigatório apresentar uma justificativa. Para os demais conceitos, o preenchimento da justificativa é opcional, embora seja recomentado.
QuandoApós o superior realizarefetuar a avaliação, o período terá a situação atualizadaalterada de Concluído
para Avaliado
e o bloco Avaliação do período
serápassará preenchidoa comapresentar as seguintes informações:
Qualidadeinformações daexecução: A qualidade de execução escolhida pelo superior no ato da avaliação;Avaliação efetuada por: Nome do superior que realizou aavaliaçãodo período; eJustificativa: Quando necessário o avaliador justificará a qualidade escolhida para a execução do período.
Vale notar que, mesmo com a situação do período estando com situação Avaliado, o superior poderá realizar outras avaliações, enquanto a situação e a data do período permitirem. Além disso, caso a chefia não avalieCaso o período atétenha osido fim do prazo, a avaliação será feita de forma automáticaavaliado com aum qualidadeconceito negativo (inadequado
ou Adequadonão executado.
Recurso contra a avaliação
Oo participante poderá interporrecorrer deda avaliação, interpondo recurso contra a avaliação,mesma.
Enquanto meioo prazo para avaliação não se encerrar, a chefia da açãoUE Interporpode reavaliar o período, emitindo uma nova avaliação, desde que o participante não tenha interposto recurso contra a avaliação.
IMPORTANTE!
Se a avaliação, caso não concordefor efetuada até o prazo limite, a execução do período será avaliado automáticamente com ao qualidadeconceito adequado
e não será possível retificar esta avaliação sob hipótese alguma.
Note que, esses casos são monitorados e configuram negligência da execuçãochefia dadasobre aoas período,suas sendoresponsabilidades elascom o PGD. Caso ocorra com frequência, podem incorrer a suspensão do PGD na unidade, além de demais penalidades previstas na normativa e legislação vigente.
Interponto recurso contra avaliação negativa
Permissões requeridas: Ser participante do PGD.
Caso a chefia da UE tenha avaliado o plano de um participante com um conceito negativo (Inadequado: plano de entregas trabalho abaixo do esperado
ou Plano de trabalho não executado
.), Levandoé empossível consideraçãointerpor queum arecurso datapara atualrecorrer estejada dentroavalação.
O prazo para interposição do recurso dospode planosser visualizado na aba referente à execução do período, sendo de trabalho.10 dias contatos após a avaliação do período e respectiva notificação
Para interpor o recurso, o participante deve selecionar a opção Interpor recurso contra a avaliação
, localizada no bloco com as informações sobre a avaliação da chefia.
Ao acionar essa ação, seráé exibido oum blocoformulário intitulado Interpor recurso contra a avaliação do período em queonde o participante terádeve queinformar preencher um formulário com seguintes camposuma Justificativa
, apresentando o motivo pelo qual não concorda com a avaliação e uma checkbox Confirmo a interposiçãocaixa de recurso contra a avaliação do período.confirmação.
ComApós essainterpor ação,o aparecerárecurso, uma nova informação noo bloco Avaliação do período
intitulado
exibir Recurso contrapassará a avaliaçãocontendoas informações sobre o recurso interposto e a chefia terá 10 dias para decidir se acata a justificativa doou participante. Enquanto o recurso não tenha sido avaliado, o participante pode editar a justificativa, enquanto o período estiver nas situações em que seria possível interpor um recurso.
Nesse momento, cabe ao avaliador do período realizarmantém a avaliação doanterior.
Analisando poros meiorecursos contra as avaliações efetuadas
Permissões requeridas: Ser chefia da açãoUE, superior da chefia da UE ou seus respectivos substitutos.
Para analisar o recurso, o responsável deve selecionar a opção Analisar recurso
, quelocalizada exibiráno bloco com as informações sobre a avaliação e o recurso interposto. A ação irá exibir um formulário no bloco Analisar recurso contra a avaliação do período contendo os campos:seguintes campos, além de uma caixa de confirmação:
- Decisão: O avaliador deve escolher entre as opções
Manter avaliação anterior
ouAcatar justificativa
; - Análise: Análise do avaliador a respeito da decisão;
- Ajustar qualidade da execução para: O avaliador deve escolher a nova qualidade da execução para o período caso a decisão seja 'Acatar justificativa';
- Nova Justificativa do Julgamento: A nova justificativa do avaliador caso a decisão seja
Acatar justificativa
. ConfirmoEssa justificativa difere do campo análise: o campo análise é destinado aanaliseser uma resposta para o argumento dorecursorecurso,deenquantoavaliaçãoestedocampoperíodoserádeutilizadoconsolidação:paracheckboxsubstituirdeaconfirmação.justificativa dada anteriormente à avaliação.
O julgamento do recurso pode ser efetuado diversas vezes, enquantoEnquanto a situação do período permitir.permitir Todose osestiver julgamentosno prazo para análise dos recursosrecursos, estarãoa registradoschefia abapode Histórico,retificar bemsua comoanálise, asemitindo outrasum açõesnovo que envolvem o plano de trabalho em questão.julgamento.