Configurações de setup da BIOS, inserindo nome de uma nova imagem para captura, registro do computador no FOG e Deploy de Imagens(requisição do servidor).

Endereço FOG: 10.100.45.2 ou http://fogret.ifsp.edu.br/

Exemplo da configuração a ser realizada de setup da BIOS dos computadores da Dell mais recente:

Boot via UEFI, 32 ou 64 bits (mais comum)

Deve-se desabilitar a função de Secure Boot e habilitar a função de UEFI / Network Boot (with PXE). Veja abaixo as imagens da BIOS da Dell de modelos mais recentes:

image-1649339317243.png

Secure Boot: Disable

image-1649339359940.png

Network Boot: Integrated NIC / LAN Enable with PXE

image-1649339598957.png

Modelos novos de Desktop da Dell (computador de mesa) está vindo como padrão o SATA OPERATION o RAID ON habilitado. Nesse caso teremos que alterar para AHCI.

Boot em modo Legacy (computadores antigos)

Além de desabilitar o Secure Boot e habilitar o Network Boot (como no exemplo acima) você precisa habilitar o Legacy Mode, desabilitar o UEFI (Boot Options) e desabilitar o PTT Security (Dell). Em algumas BIOS, é preciso forçar o Network Boot Protocol para IPV4 Legacy.

Inserindo um nome de uma nova imagem, para posteriormente fazer uma captura com o modelo do computador.

O primeiro passo para criar uma imagem é preparar um computador ou uma máquina virtual com o sistema que deseja capturar. Este sistema, precisa estar conectado à mesma rede do servidor do FOG, via cabo de rede. Confirme se a BIOS, seja do computador, ou da máquina virtual, estão em modo EFI/UEFI e que a opção de Secure Boot esteja desabilitada. Para a imagem, recomenda-se deixar o sistema operacional completamente atualizado e instalar os softwares desejados, além de outras configurações que atendam à sua necessidade.

Na página de administração do FOG Project, vá em Images e use a opção de criar uma nova imagem, usando os seguintes parâmetros:

image-1649341207423.PNG

1 - Nome da imagem:  Nome da Imagem- Ex dell_7040Windos10

2 - Descrição: insira informações para identificar a imagem (opcional)

3 - Operating System: Será preenchido automaticamente (Ex dell_7040Windos10)

4 - Image Type: Multiple Partition Imagem - Single Disk (Not Resizable)

5 - Partition: usar padrão(Everything - (1))

6 -Compression: 7

7 - Image Manager: Partclone Gzip

Inserindo uma nova imagem.PNG

Depois de ter inserido o novo nome da imagem, volte ao computador e selecione o boot pela placa de rede. Após o carregamento da tela inicial do FOG, selecione a opção para fazer o registro do computado no fog com a imagem criada na figura acima.

image-1649342371723.PNG

Agora vamos escolher a imagem que esse computador está associado no fog, e para isso teremos que pressionar as teclas Shift+:(dois pontos).

image-1649343268239.PNG

Chegou a hora de escolher a imagem digitando o ID Associado. Notem que temos duas imagens cadastradas no Fog.

Teremos que escolher a imagem conforme o modelo do equipamento.

image-1649343431092.PNG

E agora depois de escolher o ID, vamos seguir a sequencia, inserindo o nome do usuários do computador e por fim, recusando o novo deploy.

image-1649343930390.PNG

Volte a administração do FOG, vá em Hosts e observe que foi registrado um novo Host. Clique em Capture, então em Host Image e selecione a imagem criada nos passos anteriores. Clique em Update. Volte ao Host (List All Hosts), clique novamente em Capture e então clique em Create Capture Tasking, para criar uma tarefa de captura no próximo boot deste host (computador preparado para a imagem). Você pode acessar o Menu Tasks para confirmar.

image-1649342418615.png

Agora, volte novamente ao computador ou máquina virtual preparada e, mais uma vez, configure-o para que o boot seja através da placa de rede. A captura deve começar automaticamente em alguns minutos (é possível acompanhar pela interface do FOG, na função tasks).

Instalando um sistema a partir de uma imagem pré-definida

No novo computador ou máquina virtual, faça o boot via F12 (pela placa de rede – cabo deve estar conectado). A tela de boot padrão do FOG será exibida. Para fazer o Deploy (instalação) de uma imagem, vá em Deploy Image e tecle Enter. Após selecionado a opção Deploy, será solicitado o usuário senha do sistema FOG (definido durante a sua instalação). Selecione a imagem desejada e tecle Enter.

image-1649345800282.PNG

Finalizando a instalação

Após o término da instalação, as recomendações são de voltar a BIOS ao seu estado de fábrica, ou seja, habilitar o Secure Boot (Habilitar PTT Security) e desabilitar boot via PXE / LAN / NIC / Ethernet, mantendo apenas o disco padrão como unidade de boot.