Como Vincular Componente à Estrutura Curricular de um Curso no SUAP
Pré-requisitos:
-
Criação dos componentes curriculares, conforme tutorial: Como Cadastrar Componentes Curriculares no SUAP
-
Criação da Matriz Curricular, conforme tutorial: Como Cadastrar Estrutura Curricular no SUAP
Após a criação dos componentes curriculares, estes deverão ser vinculados à matriz (estrutura curricular) do curso, que foi previamente criada no sistema acadêmico, conforme orientações a seguir:
1. Acesse o SUAP
2. No menu lateral esquerdo, selecione “Ensino” > “Cursos, Matrizes e Componentes” > “Matrizes Curriculares”, aplique os filtros necessários e selecione a matriz curricular desejada clicando na lupa, conforme figura a seguir:
3. Após selecionar a matriz curricular desejada, selecione a aba “Componentes Curriculares” e clique no botão “Vincular Componente”, conforme figura a seguir:
4. Na sequência, serão apresentados os campos para preenchimento, conforme figuras a seguir:
5. Preencha os campos, conforme orientações abaixo, e clique no botão “Salvar”:
Aba “Dados Gerais”
Campo “Componente”: Insira o código do componente curricular criado, conforme indicado no final do tutorial: Como Cadastrar Componentes Curriculares no SUAP
Exemplo de código que identifica o componente curricular cadastrado no SUAP: SUP.00662
Campo “Optativo”: Marque a caixa de seleção, caso o componente curricular seja do tipo "Optativo".
Campo “Pode Fechar com Pendência”: Deixe sempre marcada esta opção, pois permitirá que o campus feche o período com pendências no componente curricular.
Campo “Período Letivo”: Indique o período (ano ou semestre) em que o componente curricular será ofertado no curso.
Campo “Tipo”: marque sempre como "Regular"
Campo “Qtd. Avaliações”: O campo indica a quantidade de etapas de cada curso, ou seja, quantos fechamentos ocorrerão ao longo do ano ou semestre do curso. Normalmente é utilizado "uma", para cursos de periodicidade semestral (como no caso dos cursos concomitantes/subsequentes), e "quatro" para cursos de periodicidade anual, pois são organizados em quatro bimestres (como no caso dos cursos integrados).
Atualmente, os únicos cursos que são de periodicidade anual são os Técnicos Integrados, e Técnicos Integrados EJA
Campo “Núcleo”: Nos cursos Técnicos Integrados, Integrado EJA, e EJA FIC é preciso identificar na estrutura curricular o núcleo que cada componente curricular pertente, por exemplo, Núcleo Estruturante: Comum, Articulador, ou Tecnológico.
Para os cursos Superiores de Graduação e Técnicos Concomitantes ou Subsequentes deixe o Núcleo preenchido sempre como "Específico".
Campo “Aceita Dispensa”: marque esta opção apenas se estiver vinculando um componente curricular do tipo "Educação Física".
Campo “Pode Lançar Aulas na Etapa Final”: deixe sempre desmarcada.
Campo “Avaliar por Conceito”: Marque essa opção caso a representação conceitual da nota deve ser apresentada ao invés do valor numérico.
Campo “Avaliar por Conceito”: Não é utilizado atualmente.
Campo “Descrição Dinâmica”: Marque essa opção caso deseje que a descrição do componente possa ser complementada no diário.
Campo “Descrição Dinâmica”: deixe sempre esta opção marcada, pois facilitará a visualização dos diários dentro da turma.
Campo “Segundo Semestre”: Marque essa opção caso a disciplina seja ofertada no segundo semestre.
Campo “Segundo Semestre”: deixe esta opção sempre desmarcada.
Aba “Estágio Docente”
Campo “É um Seminário de Estágio Docente? (Ou Estágio Docente de Matriz Anterior)”: Marcar caso o componente curricular seja um seminário de estágio docente.
Campo “É um Seminário de Estágio Docente?: deixe esta opção sempre desmarcada
Campo “Tipo de Estágio Docente”: deixe esta opção sempre em branco
Aba “Carga Horária”
Campo “Teórica”: informar o total de carga horária do componente curricular realizado de forma teórica e presencial no campus.
Campo “Prática”: informar o total de carga horária do componente curricular realizado de forma prática e presencial no campus.
Caso a estrutura curricular, constante no PPC, não tenha a divisão entre teórica e prática, informe o total de carga horária presencial no campo Teórica.
Aba “Carga Horária EAD”
Campo “Teórica”: informar o total de carga horária do componente curricular realizado de forma teórica e EaD.
Campo “Prática”: informar o total de carga horária do componente curricular realizado de forma prática e EaD.
Caso a estrutura curricular, constante no PPC não tenha a divisão entre teórica e prática, informe o total de carga horária EaD no campo Teórica.
O total da carga horária do componente curricular deverá ser igual a soma das seguintes cargas horárias: Teórica Presencial + Prática Presencial + Teórica EaD + Prática EaD.
Aba “Regime Modular”
Campo “Tipo de Módulo”: Não utilizado atualmente. Deixe em Branco.
Aba “Associação”
Campo “Componente Associado”: Caso a nota do componente não precise ser lançada no sistema em virtude de estar associado a um outro, informe o componente cuja nota será registrada através de um diário, aproveitamento de estudo ou certificação do conhecimento.
Campo “Componente Associado”: Não é utilizado atualmente. Deixe em branco.
Dentro da Estrutura Curricular (Matriz) > aba "Estrutura de Curso", NUNCA clique no botão "Editar" localizado ao lado do nome da "Estrutura de Curso".
Dentro da Estrutura Curricular (Matriz) > aba "Estrutura de Curso", NUNCA clique no botão "Vincular Estrutura de Curso".
A "Estrutura de Curso" define os critérios de aprovação dos estudantes, e caso seja alterada, todos os alunos terão os seus critérios de aprovação atualizados, o que irá gerar um grande problema no SUAP, conforme a imagem abaixo:
Os Componentes Curriculares foram Vinculados na Estrutura Curricular.