Como Cadastrar Configuração de Atividades Complementares no SUAP
Pré-requisitos:
É necessário realizar o cadastro dos tipos de Atividades Complementares, conforme o tutorial: Como Cadastrar Tipos de Atividades Complementares
Criar uma configuração de AC para a estrutura curricular de um curso
Caso o PPC do curso preveja que os(as) estudantes realizem Atividades Complementares (AC), obrigatórias ou facultativas, éserá precisonecessário criar a configuração de AC para a matriz curricular.
Para iniciar o cadastro da configuração de AC, basta seguir as instruções abaixo:
1. Selecione Ensino>>Cursos, Matrizes e Componentes>>Configurações AACCs e clique no botão "Adicionar Configuração de AACCs", conforme figura a seguir:
2. No campo descrição, conformepara facilitar a imagemidentificação abaixo,da insiraestrutura curricular para a qual a configuração será criada, utilize a mesma descrição da matriz curricular,curricular conformedo previstocurso noacrescentando tutorial:ao Como Cadastrar uma Estrutura Curricular no SUAP, e acrescentenome, a quantidade total de carga horária totalprevista previstade AC para cumprirser ascumprida ACpelos ,estudantes, conforme consta no PPC do curso.
Exemplos:Exemplos de descrição de nomes para configurações de AC:
PEP.LIC.PEG.2021 - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - 200 horas
SOR.TEC.ADM.2014 - TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO - 100 horas
3.Vincular os tipos de AC à configuração de AC criada para a estrutura curricular de um curso
Na sequência, será necessário vincularvincular, à configuração recém criada, todos os tipos de AC cadastradas,previamente conformecadastradas o tutorial: (Cadastrar tipos de AC).
4.1. Para realizar a vinculação, clique no botão "Adicionar tipo de Atividade Complementar", conforme a imagem a seguir:
2.
CampoNo campo "Tipo",: Busquebusque o tipo de AC já cadastrada no SUAP e previsto no PPC do curso;curso, conforme figura abaixo:
3. Os Campos "Pontuação Mínima no Curso"; "Pontuação Máxima no Período"; "Pontuação Máxima no Curso"; "Pontuação por Registro" sãdeverão ser preenchidos com as configurações de cada tipo de AC, e deverão seguirconforme as regras previstas na tabelastabela de AC previstaconstante no PPC do curso. Para entender como cada uma delaspontuação funciona, segue a explicação abaixo:
Mínimo de carga horária no curso: caso o PPC determine, pode-se ter alguns tipos de AC que o aluno será obrigado realizar uma determinada carga horária. Por exemplo: Um tipo de AC “Evento Científico: Congresso”, o PPC poderá determinar que o estudante cumpra 10 (dez) horas em eventos científicos, de forma obrigatória para concluir as AC. Nesse caso, se o PPC determinar que o aluno deverá cumprir 150 horas de AC, então na estrutura curricular deverá ter a informação que 140 horas são para qualquer AC e 10 horas exclusivamente para Eventos científicos.
Máxima no Período: caso o PPC determine essa opção em alguma AC, o aluno não poderá ultrapassar a carga horária máxima em cada período para o cumprimento de um tipo de AC. Por exemplo: o PPC determina que em cada período do curso o aluno poderá cumprir no máximo 10 (dez) horas em Eventos Científicos.
Pontuação Máxima no curso: caso o PPC determine essa opção em alguma AC, então o aluno não poderá ultrapassar a carga horária máxima no curso para o cumprimento de um tipo de AC. Por exemplo: o PPC determina que no curso o aluno poderá cumprir no máximo 30 horas em Eventos Científicos.
Pontuação por Registro: caso o PPC determine essa opção em alguma AC, então o aluno, independentemente da carga horária obtida em determinada atividade, a partir do registro da atividade no sistema acadêmico, esse irá computar uma determinada carga horária como registro. Por exemplo: o PPC determina que no curso o aluno poderá cumprir a atividade de Eventos Científicos, sendo que cada registro deverá computar 10 horas de forma obrigatória. Logo, se o aluno tem um documento que comprova que ele cumpriu 8 horas ou 20 horas, o sistema acadêmico irá computar 10 horas para cada solicitação de forma automática.
Caso o PPC do curso determine que o cômputo dos registros deverá ser em pontos e não em horas, para efeito de registro no sistema acadêmico, é preciso que no PPC haja a conversão de quantidade de pontos em horas. Isso é importante inclusive para transparência aos alunos.
Todas as informações que serão registradas nos campos: "Pontuação Mínima no Curso"; "Pontuação Máxima no Período"; "Pontuação Máxima no Curso"; "Pontuação por Registro" deverão ser em carga horária, salvo se o PPC prever a opção em pontos.
Caso o PPC do curso determine que o cômputo dos registros seja em pontos e não em horas, para efeito de registro no sistema acadêmico, é preciso que no PPC haja a conversão de quantidade de pontos em horas. Isso é importante inclusive para transparência aos alunos.
4. O Campo "Fator de conversão (peso)", caso a previsão no PPC seja o cômputo das AC em horas, então este campo deverá ser preenchido com o valor "1,00".
Caso o cômputo das AC seja em pontos, entãodeverá éconstar precisono existirPPC do curso, o fator de conversão entre pontos e horas no PPC do curso.horas.
5. No final clique em "Salvar"
Vincular uma configuração de AC à estrutura Curricular do Curso
Após vincular todos os tipos de AC, será preciso vincular estaa configuração de AC na respectiva estrutura curricular. curricular do curso, conforme orientações a seguir:
1. Clique na aba "Matrizes Vinculadas", e depois em "Vincular Matriz", conforme a imagem abaixo:
2. Selecione a respectiva "Matriz Curricular,Curricular", e depois clique em "Enviar":
Configuração de Atividades Complementares cadastradas no SUAP