Como Cadastrar Configuração de Atividades Complementares no SUAP

Pré-requisitos:

É necessário realizar o cadastro dos tipos de Atividades Complementares, conforme o tutorial: Como Cadastrar Tipos de Atividades Complementares

Criar uma configuração de AC para a estrutura curricular de um curso
Caso o PPC do curso preveja que os(as) estudantes realizem Atividades Complementares (AC), obrigatórias ou facultativas, será necessário criar a configuração de AC para a matriz curricular.
Para iniciar o cadastro da configuração de AC, basta seguir as instruções abaixo:
1. Selecione Ensino>>Cursos, Matrizes e Componentes>>Configurações AACCs e clique no botão "Adicionar Configuração de AACCs", conforme figura a seguir:

5.PNG

2. No campo descrição, para facilitar a identificação da estrutura curricular para a qual a configuração será criada, utilize a mesma descrição da matriz curricular do curso acrescentando ao nome, a quantidade total de carga horária prevista de AC para ser cumprida pelos estudantes, conforme consta no PPC do curso.
6.PNG
Exemplos de descrição de nomes para configurações de AC:
  • PEP.LIC.PEG.2021 - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - 200 horas

• SOR.TEC.ADM.2014 - TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO - 100 horas

Vincular os tipos de AC à configuração de AC criada para a estrutura curricular de um curso
Na sequência, será necessário vincular, à configuração recém criada, todos os tipos de AC previamente cadastradas (Cadastrar tipos de AC).
1. Para realizar a vinculação, clique no botão "Adicionar tipo de Atividade Complementar", conforme a imagem a seguir:

7.PNG

2. No campo "Tipo", busque o tipo de AC já cadastrada no SUAP e previsto no PPC do curso, conforme figura abaixo:

8.PNG

3. Os Campos "Pontuação Mínima no Curso"; "Pontuação Máxima no Período"; "Pontuação Máxima no Curso"; "Pontuação por Registro" deverão ser preenchidos com as configurações de cada tipo de AC, conforme as regras previstas na tabela de AC constante no PPC do curso. Para entender como cada pontuação funciona, segue a explicação abaixo:

Mínimo de carga horária no curso: caso o PPC determine, pode-se ter alguns tipos de AC que o aluno será obrigado realizar uma determinada carga horária. Por exemplo: Um tipo de AC “Evento Científico: Congresso”, o PPC poderá determinar que o estudante cumpra 10 (dez) horas em eventos científicos, de forma obrigatória para concluir as AC. Nesse caso, se o PPC determinar que o aluno deverá cumprir 150 horas de AC, então na estrutura curricular deverá ter a informação que 140 horas são para qualquer AC e 10 horas exclusivamente para Eventos científicos.

Máxima no Período: caso o PPC determine essa opção em alguma AC, o aluno não poderá ultrapassar a carga horária máxima em cada período para o cumprimento de um tipo de AC. Por exemplo: o PPC determina que em cada período do curso o aluno poderá cumprir no máximo 10 (dez) horas em Eventos Científicos.

Pontuação Máxima no curso: caso o PPC determine essa opção em alguma AC, então o aluno não poderá ultrapassar a carga horária máxima no curso para o cumprimento de um tipo de AC. Por exemplo: o PPC determina que no curso o aluno poderá cumprir no máximo 30 horas em Eventos Científicos.

Pontuação por Registro: caso o PPC determine essa opção em alguma AC, então o aluno, independentemente da carga horária obtida em determinada atividade, a partir do registro da atividade no sistema acadêmico, esse irá computar uma determinada carga horária como registro. Por exemplo: o PPC determina que no curso o aluno poderá cumprir a atividade de Eventos Científicos, sendo que cada registro deverá computar 10 horas de forma obrigatória. Logo, se o aluno tem um documento que comprova que ele cumpriu 8 horas ou 20 horas, o sistema acadêmico irá computar 10 horas para cada solicitação de forma automática.

Todas as informações que serão registradas nos campos:  "Pontuação Mínima no Curso"; "Pontuação Máxima no Período"; "Pontuação Máxima no Curso"; "Pontuação por Registro" deverão ser em carga horária, salvo se o PPC prever a opção em pontos.

Caso o PPC do curso determine que o cômputo dos registros seja em pontos e não em horas, para efeito de registro no sistema acadêmico, é preciso que no PPC haja a conversão de quantidade de pontos em horas. Isso é importante inclusive para transparência aos alunos.

4. O Campo "Fator de conversão (peso)", caso a previsão no PPC seja em horas, deverá ser preenchido com o valor "1,00".

Caso o cômputo das AC seja em pontos, deverá constar no PPC do curso, o fator de conversão entre pontos e horas.

5. No final clique em "Salvar"

Vincular uma configuração de AC à estrutura Curricular do Curso
Após vincular todos os tipos de AC, será preciso vincular a configuração de AC na estrutura curricular do curso, conforme orientações a seguir:
1. Clique na aba "Matrizes Vinculadas", e depois em "Vincular Matriz", conforme a imagem abaixo:

9.PNG

2. Selecione a "Matriz Curricular", e depois clique em "Enviar":

10.PNG

Configuração de Atividades Complementares cadastradas no SUAP