FAQ
Perguntas e Respostas Frequentes
1. Quem pode criar eleição?
Usuários com a Permissão de Gestor de Eleição
2. Posso agendar a data da eleição?
Sim, cabe ao Gestor de Eleição realizar tal configuração.
3. Como acontece a apuração?
Resposta: AoCabe finalao do períodoGestor de votação, a Coordenadoria de CertificaçEleição Digitaliniciar da Sala Cofre realiza a apuração dosprocesso dados, gera um arquivo PDF da página dade apuração, bemque comopoderá das verificaçõesacontecer de cédulasforma automática ou com as chaves dos apuradores, dependendo da urna digital, e anexa a resposta do chamado aberto pelo presidente da comissão eleitoral. Por padrão, o resultado é enviado por e-mail pelo e-Democracia a todos os eleitores ao final da apuração. Caso não se deseja que o resultado seja enviado por e-mail ao final do pleito, mas este seja divulgado pela própria comissão eleitoral em seus meios oficiais, é preciso deixar explícito este pedido já na abertura do chamado. Geralmente esta preferência é desejada quando a eleiçconfiguração possua mais de uma urna, visto que o resultado que seria enviado por e-mail seria apenas o resultado da respectiva urna de cada eleitor, dando um resultado parcial que talvez não corresponda ao resultado final da eleição. O atendimento da eleição é finalizado no encerramento do chamado.
4. Existe alguma restrição quanto à utilização de aparelhos celulares para fazer a votação?
A princípio não, porém a página das urnas não se adaptam automaticamente ao tamanho da tela (responsividade), ou seja, não se adapta a qualquer tamanho de tela. É possível votar pelo celular, mas a pagina é melhor visualizada na tela de um computador.
5. É possível calcular diferentes composições de "pesos" para votos (por exemplo, 70-30, paritário, universal, outros)?
Não, o sistema só computa a quantidade de votos. Para esses casos recomenda-se fazer as eleições em urnas separadas para cada categoria de eleitores e ao final realizar o cálculo manualmente.
6. Quantas eleições podem ocorrer simultaneamente?
O sistema não limita uma quantidade.
7. Como criar um arquivo .CSV para habilitar os eleitores?
Pode-se criar numa planilha do Excel, Libre Office, Google Planilhas (salvar no formato CSV separado por vírgulas), ou até mesmo em um bloco de notas.
O arquivo deve conter um eleitor por linha (não deve conter título da coluna), Estar no formato UTF-8, e cada linha com três informações separadas por vírgulas, na seguinte ordem: ID, E-mail e Nome Completo. Exemplo:
sp123456,pedro.lara@ifsp.edu.br,Pedro de Lara
rt314159,ruth.romcy@ifsp.edu.br,Ruth romcy
aq112358X,ivo.holanda@aluno.ifsp.edu.br,Ivo Holandasalvos na extensão .csv em tipo UTF-8
8. Os e-mails tem que ser @ifsp.edu.br?
Não, mas recomenda-se que se utilize endereços de e-mail institucional, pois não há garantia de entrega de e-mails para domínios fora da instituição. Sendo que em algumas situações outros provedores contem regras que podem remover a o link ou a mensagem para o lixo eletrônico.
9. Como é prestado suporte aos eleitores?
É de responsabilidade da comissão eleitoral prestar suporte ao eleitor no que diz respeito a eleição. A TI não prestará suporte diretamente ao eleitor.
10. É obrigatório que os eleitores possuam o prontuário do IFSP?
Depende das configurações da eleição. O sistema comporta 4 modalidades.
- Votação por ID independente definido no arquivo CSV e enviado por email
- Votação por ID vinculado aos usuários do IFSP listados no arquivo CSV
- Aberto (???)
- Qualquer usuário que possua login no Suap(???)