[Chefia.4] Autorizar/negar compensação
Quem faz? Chefia imediata ou substituti.
1 - Quando utilizar esta opção?
A solicitação de compensação deve ser analisada sempre que houver ocorrência de débitos na carga horária, tais como:
- 
Atrasos; 
- 
Saídas antecipadas; 
- 
Faltas injustificadas; 
- 
Afastamentos legalmente previstos que excedam os limites de dispensa de compensação, conforme estabelecido no Art. 7º da Instrução Normativa nº 8/2022 – RET/IFSP. 
2 - Funcionamento do Sistema de Frequência: Consideração de Segundos
O sistema de frequência contabiliza internamente os segundos nos cálculos de tempo, embora exiba apenas horas e minutos. Isso pode ocasionar pequenas diferenças na folha de frequência exibida ou até mesmo o registro de débitos.  
Exemplo:  
Um(a) servidor(a) registra entrada no terminal de ponto às 13:30 e saída às 19:30. Espera-se que constem 6 horas trabalhadas na folha de frequência, mas, ao consultar a folha, o servidor identifica um débito de 1 minuto.  
No entanto, digamos que analisando o tempo exato considerando os segundo, observamos que o servidor(a) teve:
- Entrada registrada: 13:30:59  
- Saída registrada: 19:30:00  
Como o sistema calcula o tempo exato considerando os segundos, o total resulta em 5 horas, 59 minutos e 1 segundo. Entretanto, na folha de frequência, esse valor é arredondado para 5 horas e 59 minutos, o que gera um débito de 1 minuto devido ao arredondamento.
3 - Avaliar Frequência
Quando o(a) servidor(a) registra solicitação de compensação de débito em sua folha de frequência, cabe à chefia imediata realizar a devida avaliação e deliberar sobre a autorização.
- Acesse o SUAP com sua conta IFSP.
- No menu lateral, selecione: Gestão de Pessoas -> Administração de Pessoal -> Frequência -> Chefias -> Avaliar Frequências.

- Na tela de filtros exibida (conforme imagem), selecione:
 - O mês e o ano desejados.
 - Se necessário, ajuste o campo “Setor”, caso você seja chefia hierarquicamente superior de mais de uma unidade.
 - Os campos Homologada e Pendências permitem filtrar as folhas conforme o status de homologação e existência de pendências, com as opções: Sim ou Não.
- Após configurar os filtros, clique no botão Filtrar.

A opção "Todos gerenciados por mim" retorna todas as folhas onde sou chefia ou substituto no período selecionado.
3.1 - Procedimentos
- Acesse a folha de frequência do servidor clicando no ícone de lupa ao lado do nome na lista de registros filtrados.
- Localize a data com débito registrado (indicada na tabela de marcações).
- Para cada ocorrência, selecione uma das seguintes ações disponíveis:
- Autorizar compensação: quando a justificativa apresentada estiver devidamente fundamentada, e a solicitação atender às disposições normativas vigentes;
- Negar compensação: nos casos em que a justificativa for considerada insuficiente, inconsistente ou em desacordo com os critérios estabelecidos.

3.2 - Autorizar Compensação
As opções de "Autorizar compensação" ou "Negar compensação" só ficarão disponíveis após solicitação do servidor interessado.
Nas frequências com ocorrência de compensação constará a informação de "Frequência com débito compensado.
3.2 - Negar Compensação
Caso a chefia opte por "Negar compensação" o débito permanecerá, e este não poderá ser objeto de compensação futura, no entanto, ainda será possível abonar tal débito.
Encontrou algum problema? Se encontrou algum problema no fluxo de execução do sistema ou alguma informação equivocada neste manual, por favor, entre em contato através de suporte@ifsp.edu.br para reportar a situação.
A solicitação de qualquer melhoria no sistema depende da abertura de um chamado, por parte da própria DGP (ccp@ifsp.edu.br), junto à equipe de TI.
| Elaborado por Antônia Marina Mota (CCP-DGP) Ajustado por Karhyne Sousa Padilha de Assis (CDSA/DTI).Revisado por Antônio Junior de Mattos (CDSA/DTI). | 
 
                


