[Chefia.4] Autorizar/negar compensação
Quem faz? Chefia imediata
1 - Quando utilizar esta opção?opção?
A solicitação de compensação deve ser utilizadaanalisada parasempre diasque comhouver ocorrência de débitos na carga horária,horária, sejatais porcomo:
-
antecipadas,Atrasos;
faltas -
eSaídas
afastamentosantecipadas; -
Faltas injustificadas;
-
Afastamentos legalmente
previstos,previstosquandoqueestes excederemexcedam os limites detempo comdispensa de compensação,(Videconformedetalhamentoestabelecido no Art.7º,7º daINSTRUÇÃOInstruçãoNORMATIVANormativaN.ºnº 8/2022 – RET/IFSP.
2 - RET/IFSP).
Funcionamento do Sistema de Frequência: Consideração de Segundos
O sistema de frequência contabiliza internamente os segundos nos cálculos de tempo, embora exiba apenas horas e minutos. Isso pode ocasionar pequenas diferenças na folha de frequência exibida ou até mesmo o registro de débitos.
Exemplo:
Um(a) servidor(a) registra entrada no terminal de ponto às 13:30 e saída às 19:30. Espera-se que constem 6 horas trabalhadas na folha de frequência, mas, ao consultar a folha, o servidor identifica um débito de 1 minuto.
No entanto, digamos que analisando o tempo exato considerando os segundo, observamos que o servidor(a) teve:
- Entrada registrada: 13:30:59
- Saída registrada: 19:30:00
Como o sistema calcula o tempo exato considerando os segundos, o total resulta em 5 horas, 59 minutos e 1 segundo. Entretanto, na folha de frequência, esse valor é arredondado para 5 horas e 59 minutos, o que gera um débito de 1 minuto devido ao arredondamento.
3 - Avaliar Frequência
Quando o(a) servidor(a) registra solicitação de compensação de débito em sua folha de frequência, cabe à chefia imediata realizar a devida avaliação e deliberar sobre a autorização.
- Acesse o
SuapSUAP com sua contaIFSPIFSP. - No
menu,menuabra:lateral,GESTÃOselecione:DEGestãoPESSOASde Pessoas -> Administração de Pessoal -> Frequência -> Chefias -> AvaliarFrequênciasFrequências.
1. Acesse Avaliar Frequências

2.
Escolha o mês de frequência
Clicar na "lupa" para acessar a
- O mês e o ano desejados.
- Se necessário, ajuste o campo “Setor”, caso você seja chefia hierarquicamente superior de mais de uma unidade.
- Os campos Homologada e Pendências permitem filtrar as folhas conforme o status de homologação e existência de pendências, com as opções: Sim ou Não.

A opção "Todos gerenciados por mim" retorna todas as folhas onde sou chefia ou substituto no período selecionado.
3.1 Na- páginaProcedimentos
- Acesse a folha de frequência do servidor clicando no ícone de lupa ao lado do nome na lista de registros filtrados.
- Localize a data com
registrodébito registrado (indicada na tabela dedébito,marcações). - Para
entrecada"Avaliarocorrência,abono",selecione"uma das seguintes ações disponíveis:
- Autorizar
compensação"compensação: quando a justificativa apresentada estiver devidamente fundamentada, e a solicitação atender às disposições normativas vigentes; - Negar compensação: nos casos em que a justificativa for considerada insuficiente, inconsistente ou
"Negaremcompensação".desacordo com os critérios estabelecidos.

4 - Autorizar Compensação
As opções de "Autorizar compensação" ou "Negar compensação" só ficarão disponíveis após solicitação do servidor interessado.
Nas frequências com ocorrência de compensação constará a informação de "Frequência com débito compensado.
Caso a chefia opte por "Negar compensação" o débito permanecerá, e este não poderá ser objeto de compensação futura, no entanto, ainda será possível abonar tal débito.
Sugestão de consulta complementar: https://manuais.ifsp.edu.br/books/gest%C3%A3o-de-pessoas/page/servidor4-solicitar-compensacao.
Encontrou algum problema? Se encontrou algum problema no fluxo de execução do sistema ou alguma informação equivocada neste manual, por favor, entre em contato através de suporte@ifsp.edu.br para reportar a situação.
A solicitação de qualquer melhoria no sistema depende da abertura de um chamado, por parte da própria DGP (ccp@ifsp.edu.br), junto à equipe de TI.
|
Elaborado por Antônia Marina Mota (CCP-DGP) Ajustado por Karhyne Sousa Padilha de Assis (CDSA/DTI). Revisado por Antônio Junior de Mattos (CDSA/DTI). |





