Tarjando (anonimizando) dados pessoais/sensíveis - Ferramenta PDF24

Atenção, este tutorial somente apresenta como realizar o tarjamento do documento no aplicativo. As orientações de quais dados devem ser tarjados e como inserir o documento tarjado no processo eletrônico constam no tutorial "Tarjando (anonimizando) dados pessoais/sensíveis", o qual reforçamos que deve ser lido antes deste tutorial.

1. TARJAR AS ÁREAS DO DOCUMENTO

a) O documento deve estar na extensão pdf.

b) Abrir o programa PFF24 Creator. (Link para download da versão desktop do PDF24 Creator para ser utilizada)

c) Na Caixa de ferramentas (Toolbox) escolher a opção "Censurar PDF":

Figura - 1

d) Escolher ou arrastar o arquivo PDF a ser tarjado para a área indicada:

Figura - 2

e) Com o arquivo aberto utilizar o pincel “Desenho livre” ou forma de retângulo e tarjar as áreas desejadas:

Figura - 3

image.png

O documento não aparece integralmente na tela. Desta forma, você deverá selecionar página a página do documento para tarjar as informações necessárias, utilizando a relação suspensa de páginas, existente no canto superior esquerdo

Figura - 4

image.png

Os dados escolhidos para serem tarjados, conforme Figura 5, foram escolhidos apenas para demonstrar o funcionamento da ferramenta. Para saber quais dados devem ser anonimizados nos documentos, consultar o tutorial "Tarjando (anonimizando) dados pessoais/sensíveis

Figura - 5

image.png

f) Clicar no disquete (Salvar PDF) escolhendo o nome do novo arquivo -> nesse ponto o novo arquivo foi salvo com o tarjamento nas áreas desejadas e transformando as páginas onde isso aconteceu em imagem. Nas páginas em que não houve nenhum tarjamento, estas permanecem pesquisáveis.

2. TRANSFORMAR AS PÁGINAS TARJADAS EM PESQUISÁVEIS

Para atribuir a todo o documento a condição de pesquisável, este deverá ser convertido em OCR, da seguinte forma:

a) Na Caixa de ferramentas (Toolbox) escolher a opção "OCR PDF";

Figura - 6

b) Adicionar o arquivo tarjado com extensão pdf e clicar em Iniciar, esperar ele fazer a conversão = Estado 100%

Figura - 7

c) Automaticamente ele salvará um arquivo adicionando "_ocred" no nome do arquivo.

Salvar o documento com a seguinte sugestão de texto "Cópia do documento xxxx anonimizada com nível de acesso público"Neste exemplo o nome do documento eletrônico original é: "Contrato n 03 578_2023e do documento tarjado é: "Cópia do Contrato n 03 578_2023 anonimizada com nível de acesso público "

3. Inserir o documento anonimizado no processo eletrônico

Acesse o tutorial "Tarjando (anonimizando) dados pessoais/sensíveis" para ver como inserir o(s) documento(s) no processo desejado.

Atualização: Antonio A. Palladino / Suzana M. I. Chardulo
Elaboração:  Antonio A. Palladino e Regiani Aparecida da Silva (CEPR-PRD)
IFSP - Versão 03 - junho/2023
Versão 01 - janeiro/2023