Skip to main content

Acessos às estações de trabalho:

Para que os usuários tenham acesso às estações de trabalho, elas deverão seguir os seguintes requisitos técnicos iniciais:

    Princípio do Menor Privilégio:


    Evitar que os sistemas operacionais das estações de trabalho institucionais sejam utilizados com privilégios de “Administrador” ou “root” pelos usuários.


    O usuário principal do equipamento deve operar com uma conta de usuário padrão, sem privilégios administrativos locais permanentes.


    A elevação de privilégios para instalação de software ou alteração de configurações deve ser controlada pela equipe de TI ou realizada por meio de uma conta administrativa separada e de uso pontual.

      Criação de contas individuais:


      Usuários distintos no sistema operacional para cada pessoa, mantendo a obrigatoriedade de definição de uma senha individual e intransferível.

      Contas Microsoft (Windows): Desabilitar a opção que permite o uso de contas Microsoft de usuários em sistemas Windows, priorizando contas de domínio ou locais.

      Bloqueio automático de Tela Obrigatório:


      Em ambientes institucionais sugere-se o tempo de 10 minutos de inatividade;


      Em ambientes públicos ou compartilhados sugere-se o tempo de 5 minutos de inatividade; 

      Segurança Avançada:


      Estações de trabalho institucionais utilizadas por servidores que, devido às suas atribuições, necessitem de acessos de gerenciamento de infraestruturas ou a sistemas e dados classificados como críticos ou confidenciais, deverão ser configuradas e mantidas pela equipe de TI em conformidade com as seguintes diretrizes de segurança avançada: