Skip to main content

Funcionalidades

Gerenciar Comissão

Funcionalidade destinada à criação, edição e remoção das comissões de um determinado processo eleitoral. Sempre que um processo eleitoral for criado é necessário que uma comissão seja indicada. As atividades da comissão em um processo eleitoral são as de acompanhar todos os processos eleitorais de sua responsabilidade, deferir ou indeferir candidaturas, analisar recursos, indicar o público candidato e o público votante e verificar o resultado final da eleição.

Gerenciar Membros de uma Comissão

Funcionalidade para gerenciamento dos membros de uma comissão, permitindo, a inclusão ou remoção dos membros de uma comissão. Também é possível atribuir um papel simbólico para cada membro. Estes membros poderão ser pesquisados por nome, prontuário ou e- mail.

Gerenciar Processos Eleitorais

Funcionalidade para administração dos processos eleitorais, sendo necessária a indicação de um gestor principal e de um gestor substituto, pessoas que serão responsáveis pelo andamento da eleição e também por indicar a comissão do processo eleitoral e seus períodos.

Gerenciar Períodos Eleitorais de um Processo Eleitoral

Todo processo eleitoral para ser visualizado e utilizado dentro do sistema deve ter seus períodos cadastrados com suas datas e situações definidas. Todo processo eleitoral deve ter obrigatoriamente um período “global” cadastrado e qualquer outro período deve estar dentro do intervalo de tempo definido no período “global”. Os períodos não podem ter intersecção entre si

A situação de um período é utilizada para determinar as ações que os usuários poderão realizar no sistema dentro daquele determinado período de tempo. As situações e respectivas ações de usuário incluem:


Comissão: Situação onde o gestor principal ou substituto de um processo eleitoral define as comissões e de seus respectivos membros.

  • Candidatura: Situação em que todos aqueles cadastrados como público candidato de um determinado processo podem se candidatar no processo, ou uma vez candidatos, podem cancelar sua candidatura no processo.
  • Homologação: Situação em que a comissão responsável pelo processo eleitoral aceita ou rejeita as candidaturas, deixando uma breve descrição de seu parecer.
  • Recurso: Situação em que o público candidato ou votante pode protocolar recursos contra as etapas de um processo eleitoral e a comissão responsável efetua a análise do recurso interposto.
  • Votação: Situação em que o público votante cadastrado no processo eleitoral pode escolher apenas um candidato para o processo eleitoral.
  • Apuração: Situação onde a comissão avalia os votos e estabelece a relação de vitória da eleição, ou seja, os candidatos eleitos. Esta avaliação será feita com um texto simples e explicativo sobre a situação de vitória dos candidatos, a qual será exibida nos resultados. Com isso, fica aberto a possibilidade para revogar a vitória para determinado candidato ou para escolha de vitória por mais de um candidato (por exemplo, para os candidatos com maior número de votos).

Importar Público Candidato de um Processo Eleitoral

Função que permite a indicação de todas as pessoas que são o público candidato de um processo eleitoral e que poderão posteriormente candidatar-se. Esta indicação pode ser customizada por processo. A customização é feita através da importação de um arquivo texto contendo o número de prontuário de cada pessoa que será indicada como público candidato.

Importar Público Votante de um Processo Eleitoral

Função que permite a indicação de todas as pessoas que são o público votante de um processo eleitoral e que poderão posteriormente votar. Esta indicação pode ser customizada por processo. A customização é feita através da importação de um arquivo texto contendo o número de prontuário de cada pessoa que deve ser indicada como público votante. 

Candidatar-se a um Processo Eleitoral

Função que permite a todos os usuários que foram indicados como público candidato candidatar-se no processo eleitoral.

Homologar as Candidaturas de um Processo Eleitoral

Função que permite aos usuários membros de comissão de um processo eleitoral aceitar ou rejeitar as candidaturas do público candidato.

Votar em um Processo Eleitoral

Função que permite aos usuários indicados como público votante escolher um dos candidatos disponíveis para voto.

Listar os Candidatos de um Processo Eleitoral

Opção em que os usuários do sistema podem visualizar quais são os candidatos e respectiva situação da candidatura (aceita ou rejeitada) para um processo eleitoral.

Visualizar os Resultados de um Processo Eleitoral

Função que apresenta em forma de gráfico os resultados de um processo eleitoral que passou pela etapa de votação e encontra-se finalizado, sendo possível verificar o número de votos de cada candidato.

Interpor Recurso sobre um Processo Eleitoral

Funcionalidade que permite aos usuários a interposição de recursos contra os candidatos ou resultados de um processo eleitoral