Correção da Carga Horária EAD dos Cursos Cadastrado no SUAP
Pré-requisitos
Os cursos ofertados pelo IFSP foram cadastrados no SUAP como se fossem totalmente presenciais, pois não havia campo específico para o cadastro da carga horária EAD.
O cadastro das cargas horárias EAD é realizado quando o componente curricular é vinculado à estrutura curricular do curso (matriz), contudo, devemos tomar alguns cuidados:
O vínculo de um componente curricular com a matriz curricular do curso somente poderá ser editado quando não houver estudante Concluído (Formado) vinculado.
Caso a estrutura curricular possua diários finalizados, no vínculo do componente curricular, não editar a informação de Agrupamento no Período, pois irá alterar os critérios de aprovação dos estudantes que já cursaram o componente curricular.
Etapas para cadastro das cargas horárias EAD
Na sequência estão as orientações de como realizar o cadastro das cargas horárias EAD no SUAP.
Etapa 1:
Localize a documentação do curso para consulta:
a) PPC do curso
b) Resolução de autorização de funcionamento do curso e de reformulação, se for o caso.
Etapa 2:
2. Faça uma análise preliminar para identificar se será possível corrigir o vínculo dos componentes curriculares com a matriz do curso, ou se será necessário criar nova matriz e realizar a migração dos estudantes da matriz antiga para a nova. Situações que demandam a criação de nova matriz:
a) a estrutura curricular (matriz) matriz possui estudantes formados ou concluídos
b) ?????
a) Verificação se a estrutura curricular possui estudantes Concluídos ou Formados
Para verificar se é possível, ou não, realizar a alteração das informações de vínculo dos componentes curricular, basta verificar se os botões de edição estão disponíveis, conforme figuras, a segui:
-
A estrutura curricular A não possui estudantes Concluídos ou Formados, portanto, POSSUI os botões de edição/exclusão de vínculo dos componentes curriculares do lado esquerdo.
-
A estrutura curricular B possui estudantes concluídos ou formados, portanto, NÃO POSSUI os botões de edição/exclusão de vínculo dos componentes curriculares do lado esquerdo.
Para os casos de edição de vínculo quando a estrutura curricular (matriz) possuir estudantes Concluídos ou Formados, será necessário "Replicar" a matriz, cujo vínculo deve ser editado, realizar as alterações e posteriormente realizar a migração dos estudantes para a nova matriz, conforme orientações constantes em manuais.ifsp.edu.br, em:
"Como Clonar um Estrutura Curricular e Migrar os estudantes para a nova Estrutura"
Etapa 3:
3. Caso seja possível realizar a edição do vínculo, siga as orientações constantes em manuais.ifsp.edu.br, em:
"Como Editar o Vínculo de um Componente Curricular à Matriz de um Curso no SUAP"
Etapa 4:
Ao realizar a alteração do cadastro do curso, deverá ser preenchido o controle de cadastro/alteração de cursos