Skip to main content

Como Verificar Quais Históricos Parciais Estão Aguardando Assinatura

Pré-requisitos:

É preciso que o aluno tenha realizado o Requerimento, no SUAP, do Histórico Parcial Digital para Cursos Superiores de Graduação; 

É preciso que a Coordenadoria de Registros Acadêmicos tenha realizado todo o procedimento de avaliação do pedido. 

Para Requerer o Histórico Escolar Parcial com assinatura é necessário que o aluno apresente algum comprovante dessa necessidade: um e-mail da instituição que está necessitando da assinatura no histórico, uma declaração dessa mesma instituição, etc. 

O prazo para emissão desse histórico será de até 30 dias corridos a partir do requerimento do aluno. 

Acesse o SUAP através do endereço: suap.ifsp.edu.br  , conforme a imagem abaixo: 

3017.PNG

Insira o seu usuário e senha e clique em "Acessar". 

Clique em: Ensino>>Diplomas e Certificados>>Histórico Digital>>Registro de Histórico Parcial:

3042.PNG

Caso haja algum Histórico Parcial Digital, aguardando assinatura, aparecerá na tela um quadro com quantitativo marcado na cor "vermelha", indicando que há documentos aguardando assinatura, conforme a imagem abaixo: 

É possível acessar os Históricos clicando em cada um deles, de acordo com a figura abaixo: 

3043.PNG

Acessando um dos documentos, é possível identificar que o Histórico aguarda a assinatura do Coordenador de Registro de Diplomas (CRDI-PRE), e que será utilizada a assinatura do tipo E-CNPJ.

3044.PNG

Também é possível identificar os Históricos Parciais Digitais, que aguardam assinatura, no próprio sistema RAP Sign. 

Acesse o RAP Sign através deste link: https://diplomas-rapsign.ifsp.edu.br/#/ 

No primeiro acesso ao RAP Sign, clique no seu certificado digital do lado esquerdo, e depois clique no botão "Autenticar" na parte central da página. O RAP Sign pedirá que você insira a senha do certificado digital. 

152.JPG

Selecione o XML da "Histórico Parcial", e depois clique no botão com um formato de "Olho", caso deseja verificar os dados do estudante que serão validados através da assinatura do servidor. 

3045.PNG3046.PNG

Todos os dados abaixo são retirados do SUAP. Os dados se mantem congelados a partir do momento que o Histórico é emitido no SUAP, e só poderão ser alterados a partir da Revogação do documento no SUAP.

3004.PNGVolte para tela anterior e clique em: "Apenas apto a coleta da assinatura para arquivamento", conforme a imagem a seguir:


3048.PNG

É possível realizar a assinatura de forma individual, conforme a imagem abaixo, ou em lote, conforme já explicado neste tutorial: Parte 1 - Como Registrar e Assinar um Diploma e Histórico Final Digital]

3049.PNG

Em seguida, insira a senha PIN do certificado digital:

157.JPG

Pronto, o XML do Histórico Parcial foi assinado pelo coordenador da CRDI-PRE, com certificado digital do tipo E-CNPJ. 

Caso você seja um CRDI substituto deverá realizar a assinatura do XML do Histórico Parcial voltando para a tela anterior, e clicando em "Configurações":

3050.PNG

Insira o CPF do CRDI Titular; selecione "Sou um Substituto" e depois clique na imagem do disquete:

281.JPG

Caso o servidor seja um substituto, é preciso realizar a configuração acima, antes de prosseguir com os passos das assinaturas.

Após a realização da assinatura no RAP Sign, o SUAP irá processar a assinatura e enviar o Histórico Escolar Digital para os e-mails do aluno cadastrados no SUAP. Esse envio poderá levar entre 1 a 2 horas após a assinatura do Histórico. 

No SUAP constará a data e hora que foi enviado o Histórico, por e-mail, para o aluno, conforme a imagem abaixo. Além disso, o Histórico ficará como "Registrado". 

3051.PNG

Histórico Escolar Parcial Digital Entregue para o aluno.