Planos de Entregas - Elaboração e Homologação


Elaboração do Plano de Entregas da unidade

Este manual assume que você está familiarizado com os conceitos e definições do novo PGD. Dessa forma, antes de prosseguir, recomendamos a leitura das Definições e Visão Geral do Ciclo PGD

Listagem dos Planos de Entregas

Local: Gestão de Pessoas > PGD v2 > Planos de Entregas
Permissões requeridas: Ser servidor ativo.

Todo o acesso aos planos de entrega cadastrados, é feito através dessa interface. Através dela é possível buscar planos por unidade, situação e vigência, além de acessar os planos cadastrados e elaborar novos planos.

Por padrão, a listagem será filtrada para exibir os planos da Unidade Executora na qual o servidor encontra-se em exercício atualmente. Para exibir planos de outras unidades, basta utilizar os filtros.

image.png

Visualização do Plano de Entregas

Para visualizar um plano de entregas, basta utilizar o ícone de visualização do plano na lista. A visualização do plano é segmentada nos seguintes blocos:

image.png

Elaboração do Plano

Local: Gestão de Pessoas > PGD v2 > Planos de Entregas
Permissões requeridas: Ser chefia ou substituto de uma Unidade Executora.

Para elaborar um novo plano de entregas, a chefia deve selecionar a opção Elaborar Plano de Entregas à partir da listagem de Planos de Entregas.

Será exibido um formulário para indicar a unidade, o qual será preenchido por padrão com a unidade de exercício da chefia, e dois campos de data para indicar o período do plano.

O formulário é bastante simples, mas há uma série de exigências quanto às datas de início e fim do plano:

image.png

Após especificar as datas, estando dentro dos limites válidos, o plano será criado e o usuário será redirecionado para a visualização do plano de entregas. (Posteriormente, é possível acessar a visualização através da listagem dos planos de entregas).

Uma vez que o plano foi criado, é necessário especificar as entregas planejadas para o período.

Especificando Entregas

A especificação de entregas é feita através da aba Entregas. Nesta aba é possível visualizar as entregas planejadas e, enquanto o plano está na situação Em elaboração, adicionar novas entregas e alterar ou remover as configuradas.

Observação: Devido a natureza do plano de entregas, de ser um mecânismo utilizado para planejamento e avaliação do trabalho da unidade, o qual é autorizado e avaliado pelo superior hierarquico, somente a chefia da unidade e seu substituto podem adicionar, alterar ou remover as entregas do plano. Superiores hierarquicos ficam com sua atuação limitada a homologar, acompanhar e avaliar o plano, não podendo alterar o seu conteúdo.

O que são entregas

Antes de adicionar uma entrega, é essencial entender o que é uma entrega e como elas devem ser definidas. Para uma explicação detalhada e exemplos de especificação de entregas,  ver Definições e Visão Geral do Ciclo PGD

Adicionando entregas

Para adicionar uma entrega ao plano, a chefia deve selecionar a opção Adicionar, localizado no topo do conteúdo da aba Entregas. Será então exibido um formulário, com os seguintes campos:

image.png

Após especificar os detalhes da entrega e submeter o formulário, a lista de entregas do plano será exibida, contendo agora a nova entrega adicionada.

image.png

Abaixo do título da entrega será exibido um indicador informando o andamento da entrega em relação à sua meta. Como a entrega acabou de ser cadastrada, é normal que seja exibido Abaixo do esperado. Após a homologação do plano, a medida que o progresso da entrega for atualizado, esse indicador será atualizado.

Enquanto o plano estiver em elaboração, é possível alterar as entregas cadastradas ou removê-las completamente. Para isso, basta utilizar as opções Editar, a qual irá exibir um formulário identico ao de adição de entregas, ou a opção Excluir, o qual exigirá uma simples confirmação para excluir a entrega completamente do plano.

Próximos passos

Após elaborar o plano, é necessário efetuar as seguintes ações (em qualquer ordem):

Gerenciamento da equipe da unidade

Homologação do Plano de Entregas

Este manual assume que você está familiarizado com os conceitos e definições do novo PGD. Dessa forma, antes de prosseguir, recomendamos a leitura das Definições e Visão Geral do Ciclo PGD

Após elaborar o plano de entregas (para mais informações, ver https://manuais.ifsp.edu.br/books/pgd-v2-a-partir-de-032025/page/elaboracao-do-plano-de-entregas-da-unidade), é preciso homologá-lo junto com o superior hierarquico. 

Para simplicidade desse manual, todas as ações abaixo partem da interface de visualização do plano de entregas.

Submissão do Plano de Entregas para Homologação

Permissões requeridas: Ser chefia da Unidade Executora ou substituto.

O primeiro passo para homogar o Plano de Entregas é a chefia enviar o plano para homologação. Esta ação exige que as seguintes condições sejam atendidas:

Estando todas as condições acima atendidas, para enviar o plano para homologação, basta utilizar a opção Submeter para homologação, localizada no bloco de ações principais da visualização do plano de entregas. A ação exige uma simples confirmação.

Se tudo ocorrer bem, a situação do plano será alterada para Aguardando Homologação. Isso tem os seguintes efeitos:

image.png

Reversão da do Plano de Entregas para Homologação

Permissões requeridas: Ser chefia da Unidade Executora ou substituto.

Enquanto o plano está com a situação Aguardando Homologação, se a chefia da unidade detectar a necessidade de efetuar algum ajuste, é necessário utilizar a ação Reverter submissão para homologação. Esta ação exige uma simples confirmação e irá retornar o plano para Em elaboração, permitindo que as entregas sejam ajustadas.

Entretanto, vale notar que, se o superior já tiver homologado o plano, esta ação não estará mais disponível. Nesse caso, será necessário iniciar um processo de Repactuação do Plano de Entregas.

Vale citar também que o Gerenciamento da Equipe da Unidade não depende do plano estar em elaboração e continua disponível mesmo após a submissão do plano para homologação e até mesmo após sua homologação.

Homologação do Plano de Entregas

Permissões requeridas: Ser superior hierarquico em relação à Unidade Executora ou substituto do superior.

Após o plano ser submetido para homologação, cabe ao superior (ou substituto) análisar o plano elaborado e:

Ambas ações são feitas através das ações Homologar ou Devolver localizadas no bloco de ações principais da visualização do plano de entregas. Em ambos os casos, é exibido um formulário contendo um campo para justificativa (opcional para o caso de homologação) e um campo de confirmação.

Caso o plano seja devolvido:

Caso o plano seja homologado:

Enquanto o plano está com a situação Aguardando Homologação, se a chefia da unidade detectar a necessidade de efetuar algum ajuste, é necessário utilizar a ação Reverter submissão para homologação. Esta ação exige uma simples confirmação e irá retornar o plano para Em elaboração, permitindo que as entregas sejam ajustadas.

Entretanto, vale notar que, se o superior já tiver homologado o plano, esta ação não estará mais disponível. Nesse caso, será necessário iniciar um processo de Repactuação do Plano de Entregas.

Vale citar também que o Gerenciamento da Equipe da Unidade não depende do plano estar em elaboração e continua disponível mesmo após a submissão do plano para homologação e até mesmo após sua homologação.

Próximos passos

Após ter o plano de entregas homologado, os participantes que já possuem TCR pactuado e estão na equipe da unidade já podem, elaborar planos de trabalho

Caso a definição da força de trabalho do plano de entregas ainda não tenha sido feita, é necessário executar os procedimentos para adicionar os participantes desejados na equipe do plano. Para mais detalhes, ver Gerenciamento da Equipe da Unidade.