Skip to main content

[Servidor.1] Registrar Frequência Manualmente

Quem faz? Servidor

Prazo para fazê-lo: o sistema de ponto implementado no SUAP do IFSP permitirá ajustes nas frequências do mês, por parte do servidor, até o 5º dia útil do mês posterior ao subsequente. Exemplo: na folha de frequência de julho/2023 o ajuste é possível até 07/09/2023.

Essa opção somente deverá ser utilizada quando ocorrer uma divergência em relação aos registros biométricos realizados e os esperados, conforme cadastro da folha de horário do servidor. Ex: Servidor(a) deveria ter registrado a biometria 04 vezes no dia (entrada-saída, entrada-saída), mas por algum motivo realizou menos ou mais registros.

Para os casos em que o(a) servidor(a) efetuar o número correto de registros esperados no dia, o sistema realizará a atribuição da frequência de forma automática no dia seguinte.

Acesse o Suap com sua conta IFSP

1. Acesse Registrar Frequências 

No menu, abra: GESTÃO DE PESSOAS -> Administração de Pessoal -> Frequência -> Servidores -> Registrar Frequências

image-1650480479821.png


2. Escolha o mês de frequência

image-1650480589907.png


3. Escolha o dia para efetuar o registro

image-1678732205078.png

4. Botão Registrar Frequência

 Ao clicar no botão "Registrar frequência" será apresentada a seguinte tela (referente à data selecionada):

image-1650896298158.jpg

image-1650896314205.jpg

   1) para os casos em que o registro biométrico foi efetuado em quantidade menores ou maiores do que 04 vezes, associar os horários existentes à Entrada, Início de Intervalo, Fim de Intervalo e Saída.

Servidores técnico-administrativos, se necessário, poderão informar a entrada e saída dispensando o intervalo entre as jornadas, desde que na data a carga horária realizada seja inferior a 08 horas. Exemplo: um servidor com previsão de 8 horas de trabalho, que tenha cumprido 5 horas, este poderá informar apenas a entrada e saída.

Para jornada diária a partir de 8h é necessário 4 registros (entrada, início do intervalo, volta do intervalo e saída). Vide § 5º, Art. 2º da IN.º 8/2022 - RET/IFSP. Caso o servidor(a) não tenha realizado os registros do intervalo, por exemplo, o sistema irá calcular a jornada realizada no dia descontando o horário máximo de intervalo (3h).

image.png

   2) para os casos em que o registro biométrico não foi efetuado, utilizar a opção de lançamento manual, informando a data e horários correspondentes.

   3) justificativa sobre a ausência de registro biométrico (Exemplos: esquecimento de registro de ponto, atividade externa - formatura, problema no terminal de ponto, etc.).

Finalizados os apontamentos, clicar no botão "Registrar".

Deverá aparecer a mensagem image-1650896967899.png


Em casos de mensagens de erro, verificar qual o apontamento feito pelo sistema para efetuar o registro corretamente.

Exemplo: 

image-1678732673460.png

Nesse caso, a folha de horário foi cadastrada prevendo apenas um período nesse dia da semana, com previsão de registro de uma entrada e uma saída. O(a) servidor(a) não conseguirá registrar manualmente o acréscimo de mais um ou dois períodos (entrada e saída) nessa data. O sistema somente aceitará as marcações realizadas por meio da batida de ponto biométrico. 
ATENÇÃO! Esta regra se aplica apenas para docentes.


5. Frequência Registrada

Utilizar o botão "Remover frequência" para os casos em que seja necessário refazer os lançamentos e o botão "Visualizar frequência" para verificar as informações lançadas no dia.

image-1650972615573.png

As frequências com horário(s) informado(s) manualmente serão submetidas à validação da chefia responsável, sendo que esta poderá informar horários distintos dos registrados inicialmente pelo servidor.

6. Após o registro da frequência e validação da chefia, serão disponibilizadas informações sobre carga horária realizada, débitos ou saldos, se houver, veja o exemplo abaixo:

image.png