Skip to main content

Orientações gerais para avaliação de projetos de extensão

Antes de verificar as orientações gerais para avaliação de projetos e eventos de extensão no Suap, verifique as páginas sobre a Extensão no IFSP e sobre as atividades de extensão.

 

De forma simplificada, os projetos submetidos ao Edital do Programa Institucional de Apoio a Ações de Extensão do IFSP passam pelas seguintes etapas de avaliação:

Coordenadoria de Extensão

  • Verificação do atendimento aos requisitos do edital e às normativas da Extensão do IFSP.
  • Se necessário, é possível solicitar reformulação das propostas.

Pró-reitoria de Extensão

  • Atribuição das avaliações aos avaliadores

Avaliadores

  • Análise do mérito da proposta.
  • Atribuição de notas de acordo com os quesitos do edital.

Cada proposta é avaliada por dois consultores, sendo que a nota final é composta pela média aritmética das duas notas atribuídas.

Os eventos passam por processo de avaliação simplificado, sendo que o mérito da proposta e a verificação do atendimento aos requisitos do edital são realizados principalmente pela Coordenadoria de Extensão.

Os programas de extensão são submetidos à análise do Conselho de Extensão do IFSP – CONEX, que poderá solicitar adequações.

Os cursos de extensão são analisados pela Comissão de Extensão do campus ou equivalente, pela PRX e, no caso de cursos com carga horária de 160 horas ou mais, pelo CONEX.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Cada campus tem autonomia para definir os requisitos de avaliação de acordo com o seu contexto. Contudo, alguns itens básicos são comuns e devem ser observados em todas as avaliações:

  • É necessário que a proposta atenda a todas as exigências do edital a fim de evitar sua desclassificação pelo descumprimento de pontos simples, mas fundamentais.
  • A redação deve ser clara, direta e concisa. É necessário evitar redundâncias e terminologias incompreensíveis. Quanto mais fácil o entendimento sobre a ação, melhor avaliada será a proposta.
  • Todos os recursos para a realização de uma ação são limitados e, portanto, as atividades previstas devem estar de acordo com o que se tem disponível, pensando no dinheiro, equipe, tempo etc.
  • Além disso, é importante que o programa ou projeto possa ter continuidade mesmo sem fomento, devendo ser pensada a sustentabilidade da ação.

Veja alguns problemas frequentes em propostas de atividades de extensão:

  • Projeto não prevê a articulação de duas ou mais ações, sendo caracterizado como atividade isolada ou rotinas administrativas.
  • Pouca clareza nos objetivos: objetivos múltiplos, imensuráveis, vagos ou intangíveis dificultavam o entendimento da situação desejável.
  • Planejamento centralizado: idealizado por um grupo restrito interno ao IFSP, sem participação da comunidade externa. Assume-se o risco de inviabilizar a ação caso se descubra, posteriormente, que o público-alvo não tem interesse em participar.
  • Cronogramas irreais ou insuficientes: superestimar ou subestimar a previsão de tempo destinado a cada atividade dificulta o desenvolvimento adequado da ação, podendo, inclusive, inviabilizá-la. Além disso, agrupar demasiadamente as ações pode impossibilitar o entendimento sobre o que será realizado.
  • Informações insuficientes, inadequadas ou desnecessárias: pouca informação, dados antigos, equivocados, base em senso comum, informações irrelevantes entre outros comprometem a credibilidade da proposta. Por isso, é essencial verificar se a proposta é objetiva, clara, coerente e concisa.
  • Desconhecimento das características de programas e projetos: não é incomum o recebimento de propostas de monitoria, eventos, cursos, atividades administrativas, projetos de pesquisa ou ensino como programas e projetos de extensão.
  • Desconhecimento dos conceitos basilares da extensão: ausência de interação dialógica com a comunidade externa e falta de protagonismo discente.

Com relação aos critérios de avaliação, conforme disponibilidade no formulário de avaliação, veja como avaliar cada item:

Item

Critérios

Título do projeto

Identifica claramente o projeto e o tema central

Resumo

Apresenta as informações essenciais do projeto (tema, objetivos e resultados esperados), de forma clara e objetiva

Participação discente

Descreve com detalhes a participação do discente no projeto

Prevê o seu protagonismo da execução das atividades

Identifica o perfil dos discentes, voluntários ou bolsistas

Identifica se o projeto valoriza o conhecimento do aluno a ser transmitido para as comunidades

Descreve o impacto na formação dos discentes

Objetivos

Estão organizados em objetivos gerais e específicos

Apresentam-se em tópicos, com verbos no infinitivo

Estão alinhados com a justificativa e com as metas/atividades propostas

Justificativa

Considera uma demanda real da região em que o campus está inserido

Atendimento ao público, à área temática e linha de extensão

Explica a relevância para o público alvo e o impacto esperando

Projeto se mostra efetivo sobre o público alvo, considerando sua amplitude e sua eficácia

Demonstra aproximação e parceria comprovada com agentes da comunidade, seja do setor público ou privado

Evidência de interação concreta com a sociedade e com os diversos segmentos sociais (especificando o tipo e quantidade do público-alvo e/ou área de abrangência)

Relevância social da proposta

Metodologia

Descreve detalhadamente como cada meta/atividade prevista será executada

Atividades e metas

Estão relacionadas diretamente aos objetivos e ao cronograma da proposta

Os responsáveis estão indicados

Tempo de execução previsto e carga horária de cada membro é viável

Equipe de execução é formada por docentes, discentes e técnicos administrativos

Acompanhamento e avaliação

Descreve detalhadamente as técnicas e os instrumentos utilizados para acompanhamento e avaliação das atividades previstas, dos membros da equipe e do projeto como um todo, bem como o uso da informação coletada

Disseminação dos resultados

Define: os meios de divulgação do projeto; os produtos que se espera gerar a partir do projeto (livros, artigos, apresentação em eventos, material multimídia, cartilhas etc); a abrangência da divulgação

Recurso financeiro e material

Projeto prevê e detalha os recursos necessários para sua execução

Existência de parceiros no financiamento e/ou execução

Compatibilidade entre os recursos solicitados e as exigências do projeto

Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão

Explicita se está relacionado a outros projetos de ensino ou pesquisa em andamento ou finalizados

Descreve as possibilidades de articulação entre ensino, pesquisa e extensão, prevendo a realização de investigação associada ao ensino e ao atendimento comunitário

Considera a extensão uma dimensão formativa cujo papel central é a democratização e o acesso ao conhecimento científico, tecnológico, cultural, entre outros

Possui relação com outras áreas do conhecimento e eixos de atuação do campus, demonstrando caráter interdisciplinar

Elaboração do projeto

Descreve de maneira sucinta o envolvimento dos servidores, de discentes e de instituições parcerias na elaboração do projeto

Apresenta parcerias consolidadas para execução do projeto

Descreve o histórico do projeto e do proponente com ações de extensão, a articulação com outras práticas que serão desenvolvidas ou já existentes no câmpus

Considera resultados das versões anteriores do projeto, quando for o caso

Referências bibliográficas

Citação correta no texto e adequadas às normas da ABNT

 

Verifique como avaliar os projetos no Suap neste manual