Como encerrar um estágio e/ou registrar rescisão

NOTA de ATUALIZAÇÃO:

O registro dos dados de encerramento do estágio no SUAP, antes da nova atualização, apresentava como data apenas o campo “Data do Encerramento”. Esse campo era registrado pela Coordenadoria de Extensão do Campus (CEX) como o registro em que o aluno finalizou suas atividades na empresa ou instituição concedente do estágio. Contudo, o(a) aluno(a) ainda precisava entregar na CEX o Relatório do Estágio que era analisado posteriormente pelo seu orientador. Dessa forma, caso o(a) aluno(a) demorasse na entrega desse relatório, a finalização do estágio e a emissão dos documentos de conclusão do curso, caso o estágio fosse o último pré-requisito de conclusão,poderia gerar um erro na data de conclusão do curso. Porém, a data real de finalização do estágio, ou seja, após o retorno do orientador com a análise do relatório de estágio, não era registrada no SUAP. Logo, a data de conclusão do curso poderia ser apresentada de forma incorreta, já que apenas a data de finalização na empresa concedente era registrada. Então, para resolver esse problema, no SUAP, foram criados dois novos campos: “Data de Encerramento na Concedente”e “Data de Finalização da Documentação”.

1) “Data do encerramento na concedente’’, onde deve ser registrada a data em que o estudante encerrou suas atividades na escola ou na empresa.

2) “Data da finalização da documentação’’, onde deve ser registrada a data em que o estudante entregou o relatório final com as devidas avaliações e assinaturas do Orientador de Estágio e do Supervisor.

O campo “Data do encerramento’’ permanece e nele deve ser registrada a data da finalização da documentação.

Lembramos que esses novos campos são válidos para registros realizados a partir de junho de 2020. Para registros anteriores que eventualmente necessitarem de correção, deve ser solicitada a reabertura para a inclusão das datas corretas conforme consta nesse manual mais a baixo.

Documentação exigida:

1. Termo de Realização de Estágio

Registrando um Encerramento/Rescisão:

Abrir o cadastro de estágio do aluno> Aba: Dados do Encerramento> Registrar Encerramento

Preencher as informações solicitada

Inserir Termo de Realização de Estágio digitalizado e assinado pelo Estagiário, Supervisor e Responsável pela Concedente (Exigência devido a necessidade de “visto” do Estagiário no documento. Documento previsto no inciso V do Art. 9º da Lei 11.788/08)

Obs.: Esse documento é exigido em qualquer situação de desligamento do estagiário

Apresentação do Formulário de Registro de Encerramento/Rescisão

Detalhamento do Registro de Encerramento/Rescisão:

Rescisão - Inserir a motivação do Desligamento/Encerramento e se souber informações adicionais sobre a rescisão, informar no campo: Motivação da Rescisão.

A “Data Prevista para Encerramento” do Estágio precisa ser igual a “Data do Encerramento na Concedente”.

Detalhes sobre a Rescisão - Se a rescisão ocorrer com até 90 dias da data inicial do estágio não são exigidas: visita e relatórios para o encerramento;

- Caso o estudante deseje utilizar o tempo para a sua prática profissional, é necessário que sejam inseridas todas a informações;

- Caso a rescisão ocorra a partir de 91 dias, são cobradas todas as exigências processuais de um estágio comum.

Registro do Estágio foi Encerrado e Finalizado.

Caso algum(a) aluno(a) que concluiu o curso ficou com a data de Conclusão errada, sendo o estágio o último requisito de conclusão do curso, é possível alterar a data de finalização de estágio. Logo, a Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Campus precisará reabrir o último período do(a)aluno(a)registrado no SUAP:

A Coordenadoria de Registros Acadêmicos deverá entrar em:

ENSINO>>ALUNOS E PROFESSORES>>ALUNOS

É preciso identificar qual foi o último período cursado pelo(a) aluno(a). No caso abaixo foi 2019/1:

Após a reabertura do último período do(a) aluno(a) a Coordenadoria de Extensão do Campus poderá realizar a alteração da data de término do Estágio. Dessa forma, basta seguir as orientações anteriores, inserindo a “Data do Encerramento na Concedente” e a “Data de Finalização da Documentação”. Após esses registros, a Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Campus poderá fechar o último período do aluno clicando em:

Ensino>>Procedimento de Apoio>>Fechar Período.