Alteração do Cadastro de Cursos no SUAP

Os processos de Reformulação, Atualização e Extinção dos Cursos Técnicos, Superiores de Graduação e EJA FIC deverão, ao final do trâmite, ser encaminhados para a Diretoria de Dados e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino (DDGA), para que os cadastros sejam atualizados no sistema acadêmico.

Orientações Iniciais

Os processos Reformulação, Atualização e Extinção dos Cursos Técnicos, Superiores de Graduação e EJA FIC deverão, ao final do trâmite, ser encaminhados para a Diretoria de Dados e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino (DDGA), caso haja a necessidade de registro/atualização dos cadastros no sistema acadêmico.
Instrução Normativa PRE IFSP nº 15, de 13 de maio de 2022 - Dispõe sobre os procedimentos de cadastro dos Cursos Técnicos, Superiores de Graduação e Proeja FIC no Sistema Acadêmico do IFSP.
Para efeitos de cadastro no Sistema Acadêmico, os processos de reformulação/atualização poderão gerar alteração no cadastro.

Requisitos para cadastro/alteração de cursos no SUAP

Processos que DEMANDAM a necessidade de criação de nova estrutura curricular (matriz) no Sistema Acadêmico (SUAP)

Os processos de Atualização e Reformulação de cursos, recebidos pela DDGA, que demandem criação de nova matriz no sistema acadêmico são:

Processos que NÃO DEMANDAM a criação de nova estrutura curricular (matriz) no SUAP

Os processos de Atualização de Cursos, recebidos pela DDGA, que não demandam criação de nova estrutura curricular (matriz) no sistema acadêmico são:

Documentos necessários para realização do cadastro/alteração de um curso no SUAP

A Diretoria da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) responsável pelo trâmite deverá encaminhar o processo eletrônico pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) para DDGA-PRE. No processo eletrônico, deverá conter os documentos com as respectivas denominações:

Conferência da Documentação Recebida

Após o recebimento da documentação necessária para o cadastro/alteração no SUAP, se faz necessário a verificação da documentação, conforme itens a seguir:
1. Verificar se a estrutura curricular que consta no PPC do curso é a mesma que é apresentada junto à resolução de Aprovação do Curso;
2. Conferir se a estrutura curricular do curso está com os subtotais de carga horária equivalentes à soma das cargas horárias individuais de cada componente  dos componentes curriculares;
3. Verificar se a estrutura curricular e demais elementos do curso estão de acordo com a Instrução Normativa PRE IFSP nº 15, de 13 de maio de 2022, que trata de orientações acerca dos procedimentos de cadastro dos elementos dos cursos no sistema acadêmico;
4. Caso  no PPC esteja previsto que o estudante possa realizar atividades complementares de forma obrigatória ou facultativa, será necessário que o documento apresente em tabela específica os tipos de atividades, bem como suas configurações;
5. Caso o curso seja Superior de Graduação será preciso analisar se existe uma tabela de pré-requisitos entre as disciplinas do curso;
6. Caso seja previsto no curso certificação intermediária, será necessário que o PPC apresente as disciplinas que deverão ser cumpridas para obtenção da certificação. Além disso, o PPC deverá dispor das competências para as quais o estudante estará habilitado. 

Reformulação/Atualização do Cadastro de um Curso no SUAP

A DDGA-PRE deverá receber a solicitação de reformulação ou atualização do cadastro, via processo eletrônico do SUAP, realizar a alteração do cadastro do curso no sistema acadêmico, e finalizar o processo, conforme orientações a seguir:
1. Registrar o recebimento do processo preenchendo o controle de cadastro/alteração de cursos
2. Localizar, no processo, a última versão do PPC, a resolução do Consup ou parecer do Conen de aprovação da alteração do curso, baixar os arquivos e nomear conforme exemplos a seguir:
Armazenar os arquivos nomeados na pasta PPCs.IFSP
3. Antes de realizar qualquer alteração no cadastro do curso, será necessário analisar quais alterações foram realizadas no PPC do curso, pois dependo do caso, poderá, ou não, haver necessidade cadastrar, no SUAP, nova estrutura curricular (matriz) para o curso.
 Seguem algumas situações para as quais nova estrutura deverá ser criada:
a) Alterações de carga horária de disciplinas
b) Alteração de descrição ou sigla das disciplinas
c) Alteração do período de oferta das disciplinas
d) Alteração de carga horária em qualquer pré-requisito do curso
e) Inclusão ou exclusão de qualquer obrigatoriedade de um pré-requisito de curso
f) Alteração da Certificação Intermediária
g) Alteração na configuração e carga horária das Atividades Complementares
Para os casos em que houver necessidade de criação de nova estrutura curricular, será necessário, após a criação da estrutura atualizada, realizar a  migração dos estudantes que estão cursando na matriz antiga para a matriz nova.
Seguem algumas situações de atualização de curso que não demandam correção do cadastro de curso no SUAP, ou seja, não será necessária a criação de nova estrutura curricular:
a) Alterações de pré-requisitos de disciplinas ou do início do estágio obrigatório ou facultativo
b) Alteração da quantidade de vagas do curso
c) Alteração da bibliografia do curso
d) Alteração do Turno de Oferta do curso
e) Alteração da legislação do curso que não impacte nos pré-requisitos do curso

Correção do Cadastro de um Curso no SUAP

 
A DDGA-PRE deverá receber a solicitação de correção do cadastro, via processo eletrônico do SUAP, realizar a alteração do cadastro do curso no sistema acadêmico, e finalizar o processo, conforme orientações a seguir:
4. As alterações do cadastro do curso no SUAP, de acordo com o novo PPC, deverão ser realizadas conforme orientações constantes no Manual de Cadastro de Cursos, em manuais.ifsp.edu.br, conforme etapas, a seguir:
a) Como alterar o cadastro de um componente curricular

Informações do componente curricular que podem ser editadas:

b) Como corrigir o vínculo de um componente curricular à matriz do curso

Campos que podem ser editados no vínculo do componente curricular com a matriz do curso:

c) Como realizar a inclusão ou exclusão de qualquer obrigatoriedade de pré-requisito do curso
d) Como realizar alteração da Certificação Intermediária
e) Como realizar alteração na configuração e carga horária das Atividades Complementares
5. Ao realizar a alteração do cadastro do curso, deverá ser finalizado o preenchimento do controle de cadastro/alteração de cursos
Atenção: ao preencher o controle acima, o nome do curso e da matriz, que deverão ser cadastrados no SUAP, serão criados automaticamente.
Para os cursos que não demandem alteração do cadastro no SUAP, as informações relativas à atualização do PPC também deverão ser informadas no controle de cadastro/alteração de cursos.
6. Ao final da alteração do cadastro do curso, uma cópia do processo deverá ser arquivada, portanto a DDGA deverá finalizar o processo, baixar uma cópia, nomear conforme exemplo a seguir, e arquivar na pasta PPCs.IFSP
7. Informações adicionais, como troca de e-mails, cheklist etc., deverão ser armazenados no drive do google, disponível pelo caminho: DDGA/CRDI > 05-Cadastro&Alteração-Cursos > 02. Informações-Adicionais-Sobre-Cadastro

Orientações Iniciais Finalizadas. 

Como Alterar o Cadastro de um Componente Curricular no SUAP

Pré-requisitos: 

Qualquer solicitação de alteração deverá ser encaminhada para a DDGA via Processo Eletrônico no SUAP
Nunca altere as informações de um componente curricular que possuir estudantes formados
Nunca altere as informações de um componente curricular que estiver vinculado a mais de uma curso/matriz
Realizar as conferências indicadas no tutorial: Orientações Iniciais de Cadastro de Cursos

O cadastro de um componente curricular tipo disciplina é composto pelas seguintes informações:
a) Dados Gerais: Descrição; Descrição no Diploma e Histórico, Abreviatura, Tipo de Componente, Diretoria, Nível de Ensino e Está ativo
b) Carga Horária: Hora/relógio, Hora/aula e Qtd. de Créditos
c) Dados Extras: Observação

Para realizar a alteração das informações de um componente curricular cadastrado, basta seguir as orientações constantes na sequência:
Localizar, no SUAP, o componente curricular a ser alterado
1. Acesse o SUAP
2. No menu lateral esquerdo, selecione “Ensino” > “Cursos, Matrizes e Componentes” > “Componentes” e aplique o filtro, inserindo o código do componente curricular, no campo “Texto”, conforme figura a seguir:

Figura 4 - Cadastro-Componente-Curricular.png

Copie o código do componente curricular que consta na estrutura curricular do curso, cujas alterações estão sendo solicitadas, para localizar o componente correto.
3. Na tela, a seguir, clique no ícone "lupa" localizado do lado esquerdo do nome do componente curricular, conforme figura, abaixo:

Figura 4B - Cadastro-Componente-Curricular.png

4. No final da próxima tela consta a indicação de quais estruturas curriculares (matrizes) estão vinculadas ao componente curricular.

Figura 4B - Cadastro-Componente-Curricular.png

Caso o componente curricular esteja vinculado a mais de uma matriz não realize a edição das informações.
Para esses casos, o componente curricular com as informações incorretas deverá ser desvinculado da matriz do curso e será necessário a criação de um novo componente curricular com as informações corretas para vincular à matriz do curso que está sendo corrigido.
Caso o componente curricular NÃO esteja vinculado a mais de uma matriz e NÃO possua estudantes "Concluintes", a correção das informações do componente curricular poderá ser realizada.
5. Para realizar as alterações, na tela de busca do componente curricular, clique no ícone "edição" localizado do lado esquerdo do nome do componente curricular, conforme figura, abaixo:
Figura 4C - Cadastro-Componente-Curricular.png
6. Na tela seguinte, serão apresentados os campos para edição das informações do componente curricular, conforme solicitação recebida.
Figura 4D - Cadastro-Componente-Curricular.png

Descrição das informações dos campos relativos aos componentes curriculares:

As alterações deverão ser realizadas conforme solicitação recebida do campus e de acordo com as orientações a seguir:

Aba “Dados Gerais”

Campo “Descrição”: Informar a descrição que consta na estrutura curricular do curso 

No campo "Descrição" sempre mantenha as letras em formato "maiúsculo". Exemplo: MATEMÁTICA FINANCEIRA; FÍSICA 2.

Campo “Descrição no Diploma e Histórico”: Informar a descrição que consta na estrutura curricular do curso, que será a mesma indicada no campo "Descrição". 

Campo “Abreviatura”: Informar a abreviatura que consta na estrutura curricular do curso

As "Abreviaturas" ou "Siglas" dos Componentes Curriculares deverão conter 7 (sete) caracteres alfanuméricos, sendo possível apenas letras, ou com um algarismo arábico no último elemento. Exemplos: ARQMAT2; ARQCALC; ARQDESE.

Campo “Tipo de Componente”: Selecionar uma das opções disponíveis:

Campo “Diretoria”: Selecionar a sigla da diretoria que representa o campus e o tipo de curso para o qual o componente curricular está sendo criado. Exemplo: DRG/ARQ(MOD) – para um componente curricular que será vinculado a um curso “Concomitante/subsequente” do Campus Araraquara.

Campo “Nível de Ensino”: Selecionar a opção que represente o nível de ensino (Graduação, Médio, Fundamental, Pós-Graduação) do curso para o qual o componente curricular está sendo criado.

Campo “Está ativo”: Deixar marcado.


Aba “Carga Horária”

Campo “Hora/relógio”: Informar a “carga horária/relógio” TOTAL do componente curricular que consta na estrutura curricular do curso (Esta carga horária não pode ser 0 e não poderá ser editada caso o componente já esteja vinculado a uma matriz que possua um aluno formado).

O componente curricular deverá ter no máximo uma casa decimal em sua carga horária/relógio total.  

Campo “Hora/aula”: Informar a “carga horária/aula” do componente curricular que consta na estrutura curricular do curso (Esta carga horária não pode ser 0 e não poderá ser editada caso o componente já esteja vinculado a uma matriz que possua um aluno formado). 

O campo "Hora/aula" se refere a quantidade total de aulas do componente curricular, presente na estrutura curricular. 

Campo “Qtd. de Créditos”: Considerando que não utilizamos o sistema de créditos, informar "zero".

O campo "Qtd. de Créditos" é utilizado apenas para os cursos de pós-graduação e será necessário que a estrutura curricular contenha a "quantidade de créditos" para cada componente curricular. 


Aba “Dados Extras”

Campo “Observação”: Campo destinado a registrar informações adicionais sobre o componente curricular (não é obrigatório)


Componentes Curriculares Criados. 



Como Clonar uma Estrutura Curricular e Migrar os estudantes para a nova Estrutura

Pré-requisitos

Qualquer solicitação de alteração deverá ser encaminhada para a DDGA via Processo Eletrônico no SUAP
Realizar as conferências indicadas no tutorial: Orientações Iniciais de Cadastro de Cursos

Para os casos de alteração de curso que demandarem a criação de um nova estrutura curricular (matriz) é possível utilizar o recurso "Replicar Matriz", realizar as alterações necessárias e posteriormente realizar a migração dos estudantes para a nova matriz.

Como Replicar uma Estrutura Curricular (Matriz)

Para "Replicar" a estrutura curricular de um curso, basta seguir as orientações constantes na sequência:
1. Acesse o SUAP
 
2. No menu lateral esquerdo, selecione “Ensino” > “Cursos, Matrizes e Componentes” > “Matrizes Curriculares”, aplique os filtros necessários e selecione a matriz curricular desejada clicando na lupa, conforme figura a seguir:
Figura 7 - Migrar Alunos.PNG
3. Após selecionar a matriz curricular desejada, selecione o botão "Replicar Matriz", conforme figura a seguir:

Figura 7A - Migrar Alunos.PNG

4. Na sequência, altere o nome da matriz, conforme padrão estabelecido na Instrução Normativa PRE IFSP nº 15, de 13 de maio de 2022, e clique no botão "Replicar Matriz", conforme figura a seguir:
Figura 7B - Migrar Alunos.PNG
5. Após a estrutura curricular (matriz) ser replicada será necessário realizar seu vínculo ao curso, conforme orientações constantes no link a seguir:
"Como Vincular a Estrutura Curricular a um curso no SUAP"

 

Como Realizar a Migração dos Estudantes para a Nova Estrutura Curricular (Matriz)

O processo de migração dos estudantes de uma matriz para outra somente, somente é possível para os estudantes que estiverem cursando, ou seja, os que estiverem com situação finalizada (concluído, cancelado, transferido, etc) continuarão na matriz antiga.
Para "Migrar" os estudantes para a nova estrutura curricular, basta seguir as orientações constantes na sequência:
1. Acesse o SUAP
 
2. Localize a matriz que possui os estudantes a serem migrados: No menu lateral esquerdo, selecione “Ensino” > “Cursos, Matrizes e Componentes” > “Matrizes Curriculares”, aplique os filtros necessários e selecione a matriz curricular desejada clicando na lupa, conforme figura a seguir:
Figura 7C - Migrar Alunos.PNG
3. Após selecionar a matriz curricular desejada, selecione a aba "Cursos e Alunos" e clique no botão "Alterar Curso/Matriz dos Alunos", conforme figura a seguir:
Figura 7D - Migrar Alunos.PNG
4. Após selecionar a matriz curricular desejada, aplique o filtro no campo "Situação do Aluno", selecionando todas as opções disponíveis para migrar todos os estudantes com vínculo ativo com o curso e clique no botão "Continuar", conforme figura a seguir:

Figura 7F - Migrar Alunos.png

5. Na tela seguinte será necessário escolher o curso de destino. Para esse caso será o mesmo da origem, pois a migração é apenas de matriz e não de curso. Escolha o curso e clique no botão "Continuar", conforme figura a seguir:

Figura 7G - Migrar Alunos.png

6. Selecione a matriz curricular desejada e clique no botão "Continuar", conforme figura a seguir:

Figura 7H - Migrar Alunos.png

7. Na próxima tela serão apresentados estudantes que estão vinculados na matriz antiga. Selecione todos os estudantes e clique no botão "Finalizar", conforme figura a seguir:

Figura 7I - Migrar Alunos.png


Migração finalizada.

Como Editar o Vínculo de um Componente Curricular à Matriz de um Curso no SUAP

Pré-requisitos

Qualquer solicitação de alteração deverá ser encaminhada para a DDGA via Processo Eletrônico no SUAP
Realizar as conferências indicadas no tutorial: Orientações Iniciais de Cadastro de Cursos
O vínculo de um componente curricular com a matriz curricular do curso somente poderá ser editado quando não houver estudante Concluído (Formado) vinculado.
Caso a estrutura curricular possua diários finalizados, no vínculo do componente curricular, não editar a informação de Agrupamento no Período, pois irá alterar os critérios de aprovação dos estudantes que já cursaram o componente curricular.

Verificação se a estrutura curricular possui estudantes Concluídos ou Formados

Para verificar se é possível, ou não, realizar a alteração das informações de vínculo dos componentes curricular, basta verificar se os botões de edição estão disponíveis, conforme figuras, a segui:
Figura 5A - Vínculo-Componente-Curricular.PNG
Para os casos de edição de vínculo quando a estrutura curricular (matriz) possuir estudantes Concluídos ou Formados, será necessário "Replicar" a matriz, cujo vínculo deve ser editado, realizar as alterações e posteriormente realizar a migração dos estudantes para a nova matriz, conforme orientações constantes em manuais.ifsp.edu.br, em:
"Como Clonar um Estrutura Curricular e Migrar os estudantes para a nova Estrutura"

Informações relativas ao vínculo de um componente curricular que normalmente são utilizados pelo Ensino

O vínculo de um componente curricular - tipo disciplina - à estrutura curricular de um curso, é composto pelo preenchimento dos seguintes campos:
a) Dados Gerais: Optativo, Pode Fechar com Pendência, Período Letivo, Tipo, Qtd. Avaliações (etapas),  Núcleo, Aceita Dispensa, Pode Lançar Aulas na Etapa Final, Avaliar por Conceito, Descrição Dinâmica e Segundo Semestre.
b) Carga Horária: Teórica e Prática (relativos à CH presencial)
c) Carga Horária EAD: Teórica e Prática (relativos à CH EAD)

Edição do vínculo de um componente curricular

Para realizar a alteração no vínculo de um componente curricular à estrutura curricular de um curso, basta seguir as orientações constantes na sequência:
1. Acesse o SUAP
 
2. No menu lateral esquerdo, selecione “Ensino” > “Cursos, Matrizes e Componentes” > “Matrizes Curriculares”, aplique os filtros necessários e selecione a matriz curricular desejada clicando na lupa, conforme figura a seguir:
Figura 5 - Vincular-Componente-Curricular.png
3. Após selecionar a matriz curricular desejada, selecione a aba “Componentes Curriculares”, localize o componente curricular que terá seu vínculo alterado e clique no botão "editar", localizado do lado esquerdo do nome do componente curricular, conforme figura a seguir:

Figura 5 - Vínculo-Componente-Curricular.png

4. Na sequência, serão apresentados os campos para edição do vínculo, conforme figura a seguir:

Figura 5B - Vincular-Componente-Curricular.pngFigura 5C - Vincular-Componente-Curricular.png


5. Realize as alterações, conforme solicitação recebida, de acordo com as orientações abaixo, e clique no botão “Vincular Componente” ou "Vincular Componente e continuar vinculando"

 

Aba “Dados Gerais”

Campo “Componente”: Insira o código do componente curricular criado, conforme indicado no final do tutorial: Como Cadastrar Componentes Curriculares no SUAP

Exemplo de código que identifica o componente curricular cadastrado no SUAP: SUP.00662

Campo “Optativo”: Marque a caixa de seleção, caso o componente curricular seja do tipo "Optativo". 

Campo “Pode Fechar com Pendência”: Deixe sempre marcada esta opção, pois permitirá que o campus feche o período com pendências no componente curricular. 

Campo “Período Letivo”: Indique o período (ano ou semestre) em que o componente curricular será ofertado no curso. 

Campo “Tipo”: marque sempre como "Regular"

Campo “Qtd. Avaliações”: O campo indica a quantidade de etapas de cada curso, ou seja, quantos fechamentos ocorrerão ao longo do ano ou semestre do curso. Normalmente é utilizado "uma", para cursos de periodicidade semestral (como no caso dos cursos concomitantes/subsequentes), e "quatro" para cursos de periodicidade anual, pois são organizados em quatro bimestres (como no caso dos cursos integrados). 

Atualmente, os únicos cursos que são de periodicidade anual são os Técnicos Integrados, e Técnicos Integrados EJA

Campo “Núcleo”: Nos cursos Técnicos Integrados, Integrado EJA, e EJA FIC é preciso identificar na estrutura curricular o núcleo que cada componente curricular pertente, por exemplo, Núcleo Estruturante: Comum, Articulador, ou Tecnológico. 

Para os cursos Superiores de Graduação e Técnicos Concomitantes ou Subsequentes deixe o Núcleo preenchido sempre como "Específico". 

Campo “Aceita Dispensa”: marque esta opção apenas se estiver vinculando um componente curricular do tipo "Educação Física". 

Campo “Pode Lançar Aulas na Etapa Final”: deixe sempre desmarcada. 

Campo “Avaliar por Conceito”: Marque essa opção caso a representação conceitual da nota deve ser apresentada ao invés do valor numérico.

Campo “Avaliar por Conceito”: Não é utilizado atualmente. 

Campo “Descrição Dinâmica”: Marque essa opção caso deseje que a descrição do componente possa ser complementada no diário.

Campo “Descrição Dinâmica”: deixe sempre esta opção marcada, pois facilitará a visualização dos diários dentro da turma. 

Campo “Segundo Semestre”: Marque essa opção caso a disciplina seja ofertada no segundo semestre.

Campo “Segundo Semestre”: deixe esta opção sempre desmarcada. 


Aba “Estágio Docente”

Campo “É um Seminário de Estágio Docente? (Ou Estágio Docente de Matriz Anterior)”: Marcar caso o componente curricular seja um seminário de estágio docente.

Campo “É um Seminário de Estágio Docente?: deixe esta opção sempre desmarcada

Campo “Tipo de Estágio Docente”: deixe esta opção sempre em branco 


Aba “Carga Horária”

Campo “Teórica”: informar o total de carga horária do componente curricular realizado de forma teórica e presencial no campus. 

Campo “Prática”: informar o total de carga horária do componente curricular realizado de forma prática e presencial no campus. 

Caso a estrutura curricular, constante no PPC, não tenha a divisão entre teórica e prática, informe o total de carga horária presencial no campo Teórica


Aba “Carga Horária EAD”

Campo “Teórica”: informar o total de carga horária do componente curricular realizado de forma teórica e EaD.  

Campo “Prática”: informar o total de carga horária do componente curricular realizado de forma prática e EaD.

Caso a estrutura curricular, constante no PPC não tenha a divisão entre teórica e prática, informe o total de carga horária EaD no campo Teórica.

O total da carga horária do componente curricular deverá ser igual a soma das seguintes cargas horárias: Teórica Presencial + Prática Presencial + Teórica EaD + Prática EaD. 

Aba “Regime Modular”

Campo “Tipo de Módulo”: Não utilizado atualmente. Deixe em Branco.


Aba “Associação”

Campo “Componente Associado”: Caso a nota do componente não precise ser lançada no sistema em virtude de estar associado a um outro, informe o componente cuja nota será registrada através de um diário, aproveitamento de estudo ou certificação do conhecimento.

Campo “Componente Associado”: Não é utilizado atualmente. Deixe em branco.


Atenção

Dentro da Estrutura Curricular (Matriz) > aba "Estrutura de Curso", NUNCA clique no botão "Editar" localizado ao lado do nome da "Estrutura de Curso".

Dentro da Estrutura Curricular (Matriz) > aba "Estrutura de Curso", NUNCA clique no botão "Vincular Estrutura de Curso".

A "Estrutura de Curso" define os critérios de aprovação dos estudantes, e caso seja alterada, todos os alunos terão os seus critérios de aprovação atualizados, o que irá gerar um grande problema no SUAP, conforme a imagem abaixo: 

21.PNG


Correção da Carga Horária EAD dos Cursos Cadastrado no SUAP

Pré-requisitos

Os cursos ofertados pelo IFSP foram cadastrados no SUAP como se fossem totalmente presenciais, pois não havia campo específico para o cadastro da carga horária EAD.
O cadastro das cargas horárias EAD é realizado quando o componente curricular é vinculado à estrutura curricular do curso (matriz), contudo, devemos tomar alguns cuidados:
O vínculo de um componente curricular com a matriz curricular do curso somente poderá ser editado quando não houver estudante Concluído (Formado) vinculado.
Caso a estrutura curricular possua diários finalizados, no vínculo do componente curricular, não editar a informação de Agrupamento no Período, pois irá alterar os critérios de aprovação dos estudantes que já cursaram o componente curricular.

Etapas para cadastro das cargas horárias EAD

Na sequência estão as orientações de como realizar o cadastro das cargas horárias EAD no SUAP.

Etapa 1:

Consulte a planilha com a relação de cursos que precisam ter a carga horária EAD cadastrada no SUAP, por meio do link, a seguir:
"Divisão Tarefas Equipe-DDGA"

Etapa 2:

Localize, na pasta PPCs.IFSP, a documentação do curso para consulta:
a) PPC do curso
b) Resolução de autorização de funcionamento do curso e de reformulação, se for o caso.

Etapa 3:

Faça uma análise preliminar para identificar se será possível editar o vínculo dos componentes curriculares com a matriz do curso, ou se será necessário criar nova matriz e realizar a migração dos estudantes da matriz antiga para a nova. Situações que demandam a criação de nova matriz:
a) a estrutura curricular (matriz) matriz possui estudantes formados ou concluídos
b) ?????

a) Verificação se a estrutura curricular possui estudantes Concluídos ou Formados
Para verificar se a estrutura curricular possui estudantes "Formados" ou "Concluídos", basta seguir as orientações constantes na sequência:
1. Acesse o SUAP
2. Localizar o curso no SUAP para identificar quais matrizes estão vinculadas a ele, conforme figura, a seguir:

Figura 9 - Localizar Curso.png

 
3. Após identificar as matrizes vinculadas ao curso, no menu lateral esquerdo, selecione “Ensino” > “Cursos, Matrizes e Componentes” > “Matrizes Curriculares”, aplique os filtros necessários e selecione a matriz curricular desejada clicando na lupa, conforme figura a seguir:

image-1659441077365.png

4. Para verificar se é possível, ou não, realizar a alteração das informações de vínculo dos componentes curricular, basta verificar se os botões de edição estão disponíveis, conforme figuras, a segui:
Figura 5A - Vínculo-Componente-Curricular.PNG
Para os casos de edição de vínculo quando a estrutura curricular (matriz) possuir estudantes Concluídos ou Formados, será necessário "Replicar" a matriz, cujo vínculo deve ser editado, realizar as alterações e posteriormente realizar a migração dos estudantes para a nova matriz, conforme orientações constantes em manuais.ifsp.edu.br, em:
"Como Clonar um Estrutura Curricular e Migrar os estudantes para a nova Estrutura"

Etapa 4:

Caso seja possível realizar a edição do vínculo, siga as orientações constantes em manuais.ifsp.edu.br, em:
"Como Editar o Vínculo de um Componente Curricular à Matriz de um Curso no SUAP"

Etapa 5:

Além da edição do vínculo dos componentes curriculares com será necessário alterar a carga horária total EAD do curso, orientações a seguir:
1. Acesse o SUAP
2. No menu lateral esquerdo, selecione “Ensino” > “Cursos, Matrizes e Componentes” > “Matrizes Curriculares”, aplique os filtros necessários e selecione a matriz curricular desejada clicando na lupa, conforme figura a seguir:
Figura 8 - Edição Dados Matriz.PNG
 
3. Na tela seguinte, localize os campos referentes ao cadastro das cargas horárias EAD e realize o cadastro de acordo com as informações disponíveis na estrutura curricular do curso (matriz), conforme figura a seguir:
Figura 8A - Edição Dados Matriz.PNG
4. Após o preenchimento, clique no botão salvar para finalizar a edição do cadastro.

Etapa 5:

Ao realizar a alteração do cadastro do curso, deverá ser preenchido o controle de cadastro/alteração de cursos


Criação de Estrutura de Curso - Estudante NAPNE

Pré-requisitos: 

Qualquer solicitação de alteração deverá ser encaminhada para a DDGA via Processo Eletrônico no SUAP

Os processos devem ser encaminhados pelo setor, da PRE, responsável pelas ações do NAPNE

Orientações sobre o cadastro: 

Passos para criação de estrutura curricular específica para estudante acompanhado pelo NAPNE:
1. Analisar o processo recebido para entender como o estudante irá cursar as disciplinas que compõem a estrutura curricular (matriz) do curso
2. Caso a solução seja apenas que o estudante curse os componentes curriculares com sequência e tempo diferenciado dos demais, basta criar uma cópia da estrutura curricular (matriz) do curso em que o estudante está matriculado e alterar a estrutura que possui os critérios de aprovação
3. Para "replicar" a estrutura curricular (matriz) de um curso, basta seguir as orientações constantes na sequência:

1. Acesse o SUAP

2. No menu lateral esquerdo, selecione “Ensino” > “Cursos, Matrizes e Componentes” > “Matrizes Curriculares”, aplique os filtros necessários e selecione a matriz curricular desejada clicando na lupa, conforme figura a seguir:

Figura 7 - Migrar Alunos.PNG

3. Após selecionar a matriz curricular desejada, selecione o botão "Replicar Matriz", conforme figura a seguir:

Figura 7A - Migrar Alunos.PNG

4. Na sequência, altere o nome da matriz, conforme padrão estabelecido no art. 32, parágrafo único, da Instrução Normativa PRE IFSP nº 15, de 13 de maio de 2022 (Exemplo de nome: BRA.LIC.MAT.2022-LICENCIATURA EM MATEMÁTICA - NAPNE), e clique no botão "Replicar Matriz", conforme figura a seguir:

Figura 7B - Migrar Alunos.PNG

5. Após a estrutura curricular (matriz) ser replicada será necessário realizar seu vínculo ao curso, conforme orientações constantes no link: "Como Vincular a Estrutura Curricular a um curso no SUAP"

6. Para editar os critérios de aprovação da matriz curricular, basta seguir os passos 1 e 2 (acima), para localizar a matriz recém copiada e clicar no botão editar, localizado do lado esquerdo do nome da matriz curricular desejada, dentre as opções listadas após aplicação do filtro.

7. Na tela a seguir, serão apresentados os campos para preenchimento com as informações da nova matriz. Vá até o campo "Estrutura", conforme figura abaixo, e escolha uma das opções existentes para estudantes NAPNE, exemplo: "NAPNE - Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Figura 9 - Estudante NAPNE.png
4. Após a criação da estrutura específica para o estudante, será necessário avaliar quais ações o campus deverá realizar para acerca de seu cadastro no SUAP, por exemplo: