Skip to main content

1ª ETAPA

Acesse o sistema SUAP – Sistema Unificado de Administração Pública - https://suap.ifsp.edu.br/accounts/login/?next=/ 

 Insira seu usuário e senha, conforme a imagem abaixo, e clique em "Acessar": 

1200.PNG

Depois, clique em: Ensino>>Procedimento de Apoio>>Calendários Acadêmicos. 

1201.PNG

Clique em "Adicionar Calendário Acadêmico": 

1202.PNG

Os Campus poderão criar um calendário específico para uma turma, curso, ou mesmo para um tipo de curso. Vamos começar na criação de um calendário novo para uma turma:

Insira a Descrição do calendário a que turma ele se refere, ou curso ou tipo de curso: 

1203.PNG

  • Indique o campus;
  •  a Diretoria se refere ao campus e o tipo de curso, sendo "SUP" para cursos de graduação, "MOD" para técnicos concomitantes/subsequentes, "POS" para cursos superiores de pós-graduação, "INT" para cursos técnicos integrados ao ensino médio, e "CEX" para cursos de extensão;
  • O tipo se refere ao cursos com início e fim de período letivo nas formas: anuais, semestrais, bimestrais e livre; 
  • O ano e período letivo se referem ao período que o calendário entrará em vigor; 
  • Caso marque a caixa de seleção "Contabilizar sábados como dias letivos", todos os sábados do intervalo do início e fim do calendário serão considerados como letivos. 

1204.PNG

Eis um exemplo do preenchimento da turma do Curso Técnico Integrado em Informática no Campus Araraquara:

1205.PNG

Em seguida, temos o período do Espaço Pedagógico, o qual corresponde às semanas de planejamento que precedem o início das aulas:

1206.PNG

Por favor, insira o período de início e término das aulas. Lembre-se de que o término das aulas precede a realização da reavaliação final ou do Instrumento Final de Avaliação (IFA), bem como antecede a convocação do Conselho de Classe Deliberativo para os cursos Técnicos:

1207.PNG

Abaixo, o campus deverá indicar o período de início e término do intervalo designado para o trancamento voluntário por parte dos estudantes. Em seguida, encontramos o período de solicitação de "Certificação e Aproveitamento de Estudos". Este é o período em que os estudantes poderão solicitar o Aproveitamento de Estudos, o Extraordinário Aproveitamento de Estudos ou o Reconhecimento de Saberes:

1208.PNG

Em seguida, será informado o período do Instrumento Final de Avaliação (IFA) ou da Reavaliação Final. Esse período deverá ser posterior ao campo "Término das Aulas". 

Além disso, será preciso colocar a data de "Fechamento de Período". Essa data deverá ser posterior a Reavaliação Final ou IFA, e também ao Conselho de Classe Deliberativo:

1209.PNG

Agora, indique o número de etapas do calendário. É importante lembrar que essa informação é estabelecida durante a criação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Geralmente, os cursos Técnicos Integrados consistem em quatro etapas, enquanto outros cursos são compostos por apenas uma etapa. A quantidade de etapas determina quantas médias parciais os alunos vinculados a esses calendários acadêmicos terão:

1210.PNG

É importante salientar que todos os tipos de etapas incluem a Etapa Final.

Caso indique o calendário formado por "Quatro Etapas", você precisará indicar o início e término de cada etapa, além de indicar o período que o professor ficará em posse da etapa do respectivo diário de classe. Além disso, a data de início da primeira etapa é a mesma data do campo "Início das aulas":

1211.PNG


Na quarta etapa, é preciso que a data "FIM" seja a mesma data do campo "Término das aulas": 

1212.PNG

Porém, caso o calendário seja "Etapa única", a data "FIM" também será a mesma data do campo "Término das aulas". Além disso, a data de início da primeira etapa é a mesma data do campo "Início das aulas":

1213.PNG

Segue um exemplo do calendário totalmente preenchido para o curso técnicos integrado em informática do campus Araraquara: 

1214.PNG

1215.PNG1216.PNG1217.PNG

No final, clique no botão "Salvar". 

1ª Etapa Encerrada. 

Ir para 2ª ETAPA